28 novembro 2008

Faça sua parte, a natureza agradece!

Preservar, cuidar do Meio Ambiente é fundamental para garantir nossa sobrevivência, isto é, a sobrevivência da Vida Humana… Nós dependemos dele, não o contrário. A Natureza sozinha tem capacidade de se recuperar. Quando nascemos (desde o primeiro da espécie) já encontramos o Ecossistema pronto, organizado, estruturado… Se todos os Seres Humanos (pois somos o “único animal” capaz de destruir seu Habitat…) desaparecerem, ainda que demore um tempo, a Natureza irá se recuperar.
Várias iniciativas são feitas para conscientizar as pessoas a respeito da preservação.
Veremos a seguir algumas coisas que cada um pode fazer para a preservação da vida.
Muitas pessoas: falam não vou economizar água porque ninguém faz isso.
O que não é verdade.
Pensem bem, se cada um fizer a sua parte, um pouquinho que seja poderá servir de exemplo para outras pessoas.
Com o aquecimento global ninguém pode dizer que não senti o reflexo dos danos causados, muitas vezes, por si mesmo a natureza. É triste ver alguém derrubando uma árvore, jogando lixo no leito de um rio ou aprisionando um pássaro ou animal silvestre. A gente tem que fazer a nossa parte tem pessoas que eu conheço que cortam as arvores da rua por causa de sujeira. É com pequenas atitudes que fazemos a diferença, economizando água, juntando o lixo reciclável, não cortando arvores, colocando o lixo para o lixeiro levar e não jogar nos terrenos baldios. O pior é não ter consciência e continuar maltratando a natureza maravilhosa que DEUS criou para nós. Vamos fazer as nossas parte, dar o nosso exemplo às crianças e esperar que elas sigam fazendo a sua, que o que conseguirmos fazer de bom seja realmente a diferença para que os cidadãos do futuro cresçam respeitando a si e a terra onde vivem.
• Você sabia que o óleo das frituras que é despejado na pia polui os mananciais de água?
Evite isso doando o seu óleo para instituições que fazem biodiesel e sabão com ele.

• O lixo doméstico pode ser em grande parte reaproveitado.
Separe o lixo na sua casa e procure saber se tem coleta seletiva na sua região, deixe que o trabalhador da área faça um uso útil daquilo que você jogaria na natureza.

• Consumir produtos cultivados na região.
Consuma produtos da estação que são mais saborosos e também de preferência aos produtos da região onde mora. Eles não precisam ser transportados à longa distância e assim não poluem o ambiente.
• Tenha uma horta em casa, cultive alguns alimentos no próprio quintal são fáceis de cuidar e muito saldáveis.. As crianças vão adorar colher manjericão, orégano, salsinha...
• Prefira alimentos orgânicos. São mais caros, mas não poluem o ambiente e são muito mais saudáveis. Em vez de encher seu filho com brinquedos caros, invista na saúde e no bem-estar dele.

• O chuveiro é um dos principais consumidores de energia da casa. Fora toda a água que desce pelo ralo. Por isso, na hora do banho, seja breve. E ensine as crianças a economizar.
• Conserte goteiras e vazamentos. De gota em gota, muita água é desperdiçada!
• Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by, eles consomem energia.
Da mesma forma, feche a torneira sempre que estiver escovando os dentes.

• Use a vassoura para limpar a calçada, em vez da mangueira a quatidade de água gasto com isso é absurdo.
• Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas duram muito mais tempo e economizam até um terço da energia. E apague a luz quando sair de um cômodo.

• Aposente a secadora e use o varal para secar as roupas.
• Antes de comprar algum produto veja o quanto ele pode ser danoso para o meio ambiente. Só compre se realmente for necessário porque não adianta apenas reciclar é preciso reduzir muito o consumo para ajudar o planeta.

• Ao fazer suas compras, não aceite as sacolinhas de plástico leve a sua própria sacola de casa, dessas de pano.
• Jamais jogar lixo pela janela do carro, como latinhas, copos vazios e papel de bala. Ensine as crianças que isso ajuda a evitar as enchentes e a preservar a água que todos bebemos. • Organize com outros pais um rodízio para buscar os filhos na escola.
• Se possível, evite usar o carro. Tente caminhar pelo menos nos finais de semana, fazendo passeios próximos de casa.
• Prefira ter um veiculo de modelo flex fuel, que aceita também o etanol como combustível. E abasteça sempre com o álcool.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo