14 maio 2009

Ciclagem correta no aquário


Antes de mais nada lembre-se de que os peixinhos de aquário são como qualquer bichinho de estimação que você possa ter, precisam de carinho e responsabilidade para serem cuidados. Como qualquer ser vivo precisam de um ambiente saudável para se desenvolverem com saúde.

Um aquário é um pequeno mundo vivo em miniatura, e preparar a casa significa estabelecer neste mundinho toda a biologia necessária, que possibilitará vida saudável em um ambiente fechado e pequeno.

A ciclagem consiste em dar um tempo para o desenvolvimento de bactérias nitrificantes, dependemos da formação de uma boa colônia de bactérias para que possa haver vida saudável em nossos aquários.

Portanto é fundamental, nas primeiras semanas, fazer com que a colônia de bactérias se multiplique até atingir uma quantidade que seja capaz de processar os dejetos dos peixes que virão a seguir.

As bactérias nitrificantes irão fixar-se em qualquer local onde haja uma boa oxigenação, porém, as colônias serão mais prósperas em locais onde não haja muita luz, e onde a corrente de água não as moleste em demasia.

Como proceder durante a ciclagem:

Depois que o aquário estiver pronto e com água as colônias de bactérias irão se desenvolver naturalmente. lembrando que você terá colocado uma pequena quantidade de bacterias junto com a água ou com o cascalho.

Uma ótima maneira de começar é colocando plantas naturais.

Também se pode colocar uma pitada de ração, ou um pequeno pedaço de peixe ou camarão e existem produtos comerciais incentivadores do ciclo.

É muito comum colocar "peixes cicladores" para acelerar o processo também. Acrescenta-se uns 2 ou 3 peixes resistentes como os paulistinhas, por exemplo, para viver no aquário enquanto este está passando pela ciclagem. Mas este não é um bom procedimento pois se está submetendo estes peixes a um stress desnecessário.

Também pode-se usar água de aquáriosciclados retiradas durante as TPAs.

Após o período concluído, níveis de amónia e nitrito zerados (em torno de 30 dias) a população deve ser aumentada gradualmente, para permitir que a quantidade de bactérias também vá se adaptando ao aumento da carga biológica.

Leia essa matéria do Era dos Aquários que eu acompanho como bom aquarista ou tentando me tornar um.Link

2 Comentários:

Martha disse...

Olá, adorei a sua aula. Já li bastante a respeito, mas mesmo assim, tenho N dúvidas de ciclagem e manutenção do meu aqua.
Tenho um de 50x30x40.
Filtro WhispernPower 20 - filtra até 400 l/h
substrato neutro (novo)
Refiz o silicone do meu aquario com SILTRADE (só coloquei uma nova camada, retirando antes as particulas que estavam se soltando. Não colei os vidros. fiz isso por que achei que devia aproveitar o aquario vazio, pois ele tinha uns 5 anos de uso).
Iniciei nesse hobby por causa da minha filha de 9 anos, mas meu primeiro aquario, veio da loja já pré montado. um Boyo, lindo, mas em menos de um mes ele rachou, comprei um (pouco) usado e mantive os meus peixinhos saudáveis até um mes atrás, quando a agua começou a ficar escura, fiz Trocas parciais de agua semanais, mas os peixes foram morrendo, tiveram ictio, vermelhidão nas nadadeiras, olhos ficaram pretos, um horror. mediquei com Ictio, Bacter, Aqualife da Labcon; Parasiticida e Bactericida e Fungicida da Atlantis, coloquei vitamina da Sera e da Azoo,, mas não adiantou.
Resolvi então remontar tudo de novo.
Atualmente tenho:
o Aquario, o substrato, o filtro da Whisper 20 e outro igual mais antigo.
aquecedor ViaAqua de 75W;
Tenho as medicações já citadas (Ictio, Bacter, Aqualife, a os da Atlantis); as vitaminas da SEra e Azoo,
Aquasafe; Nutrivec da Sera, Stability da seachen,
Alimento da TetraColor.
Tenho o kit de tetratest Laborett;
Aquario hospital de 35x16x21
filtro Atman HF 0100 160 l/h
Possuo ainda esponjas de filtragem e as ceramicas que eram do Boyo (Mas que não cabem no novo filtro).
O que vcs me aconselham a fazer?
Nunca tive plantado. Usava uma pedra propria para aquario e plantas artificiais.
Tive peixes japonesess, colisas, coridora, acarás, beta, platis,mexirica, lagosta, rã albina, os cascudos nunca duraram. Obs. oa japoneses, as colisas, os acarás e a coridora, foram do inicio ao fim do meu aqua.
Tive um erro imenso (só agora descoberto) trocava quinzenalmente 40% da minha agua e lavava todos os apetrechos do aquario, inclusive os de filtragem, com água corrente.
Gostaria de uma "aula" e idéias para a montagem do "novo" aquário. Sendo certo que aceito opinião de plantas, que sejam de fácil manutenção e de peixes (não muito caros rs rs rs.
Desde já muitíssimo agradecida.
Martha

Cleisson disse...

Martha
Primeiramente obrigado pela confiança e pela atenção.
Pra começar depois de montado seu aquario você deve esperar o tempo de ciclagem da água antes de colocar os novos "moradores", mas como é muitooo dificil a gente esperar um mês para coloca-los você deve começar com peixinhos mais resistentes a esse período de ciclagem (Paulistinhas e lebistes por exemplo)esses até ajudam a acelerar o processo.
Deve-se fazer trocas parciais com frequencia, 2 ou 3 vezes por semana de ao menos 20% (no seu caso 12 litros).
Outra coisa é tomar cuidado com a superpopulação do aquário, a regra diz que deve se ter 1cm de peixe para cada litro de água(no seu caso um aquario de 60 litros da pra ter uma boa quantidade de peixes) mais comece com poucos e vá colocando outros, também aos poucos, quando a ciclagem estiver completa.
Você deve tomar cuidado para escolher peixes que vivem em condições iguais da água, temperatura e ph principalmente e também peixes com uma "vida social" pacifica.
Eu gosto muito de guppys(lebistes)porque além do colorido único, eles são resistentes faceis de manter, criam facilmente e são baratos rsrs, mas são muito pequenos.
Você pode ainda colocar platis, espadas e molinésias.
Se quizer ter um limpa fundos como o cascudo deve ter uma ração especial para peixes de fundo.

Quanto as plantas sinceramente eu só uso artificiais, as naturais são muito bonitas e também servem de esconderijo e alimentação para os peixes além de embelezarem o aquário, so que aumenta muito o trabalho de manutenção.

Você pode encontrar muitas dicas no forum do site cujo link deixei na postagem.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo