19 julho 2010

Lóris Delgado Vermelho é visto na natureza depois de 60 anos

O Lóris Delgado Vermelho Loris tardigradus é uma espécie de primata que foi considerada extinta por mais de 60 anos por que já não se via registros de observação da espécie por pesquisadores. O pequeno primata de 20cm de comprimento vive nas montanhas centrais do Siri Lanka e foi fotografado depois de 6 decadas sem um registro sequer de aparição.


A ultima visão do pequeno primata tinha ocorrido em 1939 e ele foi considerado extinto até ser fotografado em 2002 por pesquisadores da Sociedade Zoológica de Londres que agora mostraram as fotos ao mundo.

A espécie esta listada no Top 10 das espécies globalmente mais ameaçadas de extinção.  A destruição do habitat é a grande ameaça ao animalzinho. Também foi amplamente preso e morto por monges budistas para uso em remédios para doenças do olho e morto por cobras, cães, e alguns peixes. Entre outras ameaças incluem: os acidentes rodoviários e o comércio ilegal de animais de estimação.

O Loris está entre as menores espécies de primatas do planeta e se destaca pelos olhos grandes o que lhes proporcionam uma ótima visão noturna. O comprimento do corpo é, em média, entre 180 e 250 mm (milimentros), com um peso médio entre 85 e 370 g. São principalmente insetívoros , mas também comem aves ovos, frutos, folhas, brotos e ocasionalmente invertebrados , bem como lagartixas e lagartos. A gestação varia em um  período de 166 a 169 dias após o qual a fêmea terá 1 ou 2 filhotes. O tempo de vida estimado da espécie é cerca de 15 a 18 anos na selva.

3 Comentários:

Suziley disse...

Que interessante, não conhecia Cleisson. Um bom dia, boa semana, abraços ;)

lucidreira disse...

E nós humanos iremos tomar os espaços das outras espécies dentro de pouco tempo.
Naõ haverá lugar para outros, a não ser o do próprio homem. Temos que cuidar da preservação já?
Abraço

Anônimo disse...

Изумительная статья, как долго ожидать поступление нового материала и вообщем стоит ожидать ?

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo