21 julho 2010

Espécies consideradas extintas reencontradas depois de muitos anos

O caso atual do Loris Vermelho, espécie dada como extinta e que foi redescoberta na natureza por cientistas depois de mais de 60 anos, é conhecido cientificamente como Taxon Lazarus e não é tão raro. Muitas outras espécies reapareceram décadas ou até séculos depois de dada sua extinção. O nome, Lazarus, provém do personagem bíblico Lázaro que, já morto, foi ressuscitado por Jesus Cristo.

Essas espécies passam a ser classificadas como em perigo critico na lista vermelha da IUCN. Dada sua raridade, geralmente, não sobrevivem a muitos anos depois e acabam por serem verdadeiramente extintas.

Algumas espécies consideradas extintas e recentemente vistas na natureza:

Lagarto Gigante de Las Palmas auaritae Gallotia, seu declínio começou cerca de 2.000 anos atrás, com a chegada do homem a Las Palmas. Até sua redescoberta recente , acreditava-se que a espécie estava extinta nos últimos 500 anos, foi redescoberto em 2007.

Microtus Bavariana bavaricus Microtus, nenhum espécime deste roedor foi registrado após 1962 o que levou a acreditar que estava extinto. No entanto, uma população aparentemente pertencente a esta espécie foi descoberta em 2000. Seu status de espécies foi confirmada por estudos genéticos e é muito estreitamente relacionado com a ratazana do Liechtenstein liechtensteini Microtus.

Macaco da cauda amarela (Yellow- tailed Woolly Monkey) Oreonax flavicauda,  é uma espécie de macaco endêmico do Peru. A espécie foi descrita pela primeira vez em 1812 sob o nome Simia flavicauda, baseado na pele que tinha sido encontrada 10 anos antes, usada por um homem local, como uma sela de cavalo. Por mais de 100 anos, a espécie foi relatada em apenas algumas ocasiões isoladas e, portanto, era considerada extinta. Em 1974 um grupo de cientistas, financiados pela WWF, encontrou um jovem Yellow- tailed Woolly Monkey , que foi mantido como animal de estimação na cidade de Pedro Ruiz Gallo, no Amazonas. A descoberta atraiu a atenção da imprensa nacional e internacional , bem como organizações de conservação que viu a necessidade de saber rapidamente o status da espécie.

A Yellow- tailed Woolly Monkey é o maior dos mamíferos endêmicos do Peru; adultos podem medir até 54 cm e  peso médio é de 5,7 kg para fêmeas e 8,3 kg para os machos. Seu habitat é caracterizado por íngremes desfiladeiros e ravinas. A construção de novas estradas , perda do habitat e fragmentação da agricultura, exploração madeireira, pecuária e caça de subsistência , juntamente com a população naturalmente baixa do primata, maturação lenta, da taxa de natalidade baixa e uma distribuição geográfica restrita levaram a esta espécie  a figurar atualmente na lista vermelha como em estado criticamente em perigo.

Solenodon Cubano cubanus Solenodon, é uma espécie de insetívoros endêmico de Cuba. Desde sua descoberta em 1861 apenas 36 tinham sido capturados. Em 1970, alguns pensavam que o Solenodon cubano estava extinto, uma vez que não foram encontrados exemplares desde 1890. No entanto, três foram capturados em 1974 e 1975 e pesquisas posteriores mostraram que isso ocorreu em muitos lugares no centro e no extremo leste de Cuba. Antes de 2003 , a aparição mais recente da espécie foi em 1999. O Solenodon cubano foi declarado oficialmente extinto em 1970, porém  foram redescobertos em 2003. Agora é uma espécies ameaçadas de extinção, em parte , porque só gera uma única cria de 1 a 3  anos e devido à predação por espécies que foram introduzidas pelo homem.

4 Comentários:

Suziley disse...

Que maravilha, Cleisson! Um bom dia para você, abraço ;)

lucidreira disse...

Já havia visto uns programas que falavam desses quase extintos.
Maravilha que ainda estão aqui.
Abraço

Made In Forest disse...

Olá! Somos a Made in Forest, primeira Rede Ambiental do Brasil e nosso objetivo é organizar e divulgar o meio ambiente e sustentabilidade através do trabalho das ONGs, Eco Turismo, Empresas de Eco serviços e Eco produtos e milhares de usuários. Possuímos também um serviço único e exclusivo, que é a área de Reciclagem MinF, nela o consumidor pode encontrar perto da casa dele os pontos de coleta selecionando um dos quase 40 diferentes materiais recicláveis possíveis.
Entre em nosso site e conheça a Made In Forest www.madeinforest.com
Obrigada.

Anônimo disse...

Oi gente!Eu pesquisava e pesquisava farto de pesquisar meios de ganhar dinheiro online ate que descobri um local para obter algum sem por dinheiro para jogar casino,aprecieimuito!
Deixo aqui o endereço para a galera http://www.carmelpetresco.pokersemdeposito.com/ !
Ate a vista

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo