02 setembro 2009

Animal em destaque no planeta: Tuiuiú

O Tuiuiú Jabiru mycteria é considerada a ave símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.

O tuiuiú também é conhecido como Jaburru, tuim-de-papo-vermelho, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e cauauá, no Amazonas. Ele é conhecido principalmente como jaburu no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca Mycteria americana.
O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg. A envergadura, distância entre as pontas das asas abertas, pode chegar a quase 3 metros. O bico tem 30 cm, é preto e muito forte, a fêmea, geralmente, é menor que o macho.

Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.
O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.
Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

2 Comentários:

Cristina e Márcia disse...

Oi, Cleisson
Quanto mais conheço a diversidade e beleza da nossa natureza, mais raiva fico de quem devasta essa terra maravilhosa.
Beijos, Marcia ("Olhos do Mundo")

Cleisson disse...

Márcia eu também sinto muito com ssas notícias de maus tratos aos animais e toda natureza e pior é que encontramos muito mais notícias de destruição que de construção de um planeta mais saudável e preservado.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo