11 fevereiro 2010

Lista de animais ameaçados de extinção no Brasil.

Algumas espécies da fauna brasileira que correm risco de desaparecer da natureza.

Peixe-boi
Trichechus inunguis -> Embora os peixes-boi possuam poucos predadores naturais, todas as três espécies de peixe-boi estão listadas pela World Conservation Union como vulnerável à extinção.

Arara-azul-grande Anodorhynchus hyacinthinus -> Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica. Sua distribuição geográfica no Brasil é nos estados de: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Macaco-prego-galego Cebus flavius -> Esta espécie foi redescoberta em 2006 por investigadores do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros e da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente existem 8 populações com cerca de 200 a 300 indivíduos. Pode ser visto no Parque Ecológico Chico Mendes e em vários zoológicos, como o de São Paulo.

Muriqui Brachyteles arachnoides -> Considerado o maior entre os primatas do continente americano, encontrado originariamente na Mata Atlântica brasileira, consta da Lista Vermelha da UICN na categoria Em perigo crítico. É um dos primatas mais ameaçados do mundo.

Cardeal-da-amazônia Paroaria gularis -> É considerada uma ave ameaçada porém em situação aindapouco preocupante.

Maracanã Diopsittaca nobilis -> É a menor de todas as araras. Estas aves variam de 30 a 35 centímetros de comprimento. São freqüentemente criadas em cativeiro. Elas não são consideradas uma espécie em extinção, mas as populações selvagens declinaram muito devido à perda de habitat. Como a maioria dos papagaios, são listadas no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas.

jacaré-de-papo-amarelo
Caiman latirostris -> A espécie é ameaçadas devido à caça ilegal e perda de habitat.

Peixe Serra -> Todas as espécies de peixes-serra são consideradas criticamente em perigo. A captura acidental em redes de pesca, também são caçados por causa de suas barbatanas que são consumidos como uma iguaria e seu óleo de fígado para uso como medicamento tornam a espécie ameaçada.

Perereca de folhagem Phyllomedusa ayeaye -> é uma espécie endêmica do Brasil. Seu habitat natural são: regiões subtropicais ou tropicais húmidas, rios, Água doce e pântanos. Está ameaçada pela perda de habitat.

Gavião de pescoço branco Leptodon forbesi -> A espécie corre risco iminente de extinção devido ao desmatamento maciço de seu habitat, a região costeira de Pernambuco e Alagoas. A população atual é estimada em 50 exemplares.

Mico-leão-de-cara-dourada Leontopithecus chrysomelas -> As quatro espécies de mico-leão têm sido amplamente estudadas e geridas, o que combina a investigação sobre a ecologia, reprodução em cativeiro, reintrodução e restauração de habitat e proteção e educação ambiental ainda assim todas estão em perigo. O Mico Leão da Cara Dourada está criticamente ameaçado de extinção.

”SaibaSaiba mais sobre Ameaça de Extinção

4 Comentários:

sib0301 disse...

Lamentável. Pobre dos bichinhos! Não incomdam ninguém estão lá belos e formosos, aí, chega o homem, cuja ganância, supera a única coisa que nos difenrecia dos animais que é a linguagem, e desmatam as florestas, exterminam as espécies, praticam o comércio ilegal, etc, e ainda tem arrogância de achar que os bichos são irracionais... sinceramente, ninguém merece!

Cleisson disse...

É muito triste mesmo principalmente quando começamos a conhecer um pouco das centenas de espécies ameaçadas, algumas num caminho sem volta à extinção.

Obrigado por participar.

Fernandes disse...

Pessoal para com essa onda que todos os animais ameaçados de extinção e culpa do comercio ilegal e caça...porque o governo não legaliza?????????? quem gosta desse comentário são eles os principal devastadores da fauna e flora os fazendeiros e agricultores todos esquece dos agrotóxicos jogados na plantação para matar dos especia de animais..

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo