15 fevereiro 2010

A fauna do Brasil

Um pouco sobre os animais que vivem em terras brasileiras.

Existem 1107 espécies de moluscos não marinhos que vivem em estado selvagem no Brasil.

A maior aranha do mundo, uma espécie do tarantula pode ser encontrada em algumas regiões do país.

Calcula-se que o Brasil tem mais insetos que qualquer outro país no mundo. Estima-se que tenha mais de 70.000 espécies de insetos, com mais espécies sendo descobertas quase que diariamente. Um relatório de 1996 estimava entre 50.000 e 60.000 espécies de insetos e aranhas em um único hectare de floresta tropical. Cerca de 520 espécies de Thysanopteras pertencentes a seis famílias em 139 gêneros são encontrados no Brasil.

O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países, atrás de Colômbia e Peru, com o maior número de espécies de aves diferentes, tendo 1622 espécies identificadas, incluindo mais de 70 espécies de papagaios. Tem 191 aves endêmicas. A variedade de tipos de aves é grande e vão desde os coloridos papagaios, tucanos, flamingos, patos, abutres, águias, corujas, cisnes até colibris. Há também espécies de pinguins que foram encontrados no Brasil. A maior ave encontrada no Brasil é a ema.

O Brasil tem mais de 3.000 espécies identificadas de peixes de água doce e mais de 500 espécies de anfíbios. O peixe mais conhecidol é a piranha. Entre outros animais aquáticos e anfíbios encontrados no Brasil incluem o Boto-cor-de-rosa, a maior espécie de golfinho de rio do mundo, A jacarés, o pirarucu o maior peixe de rio do mundo. Também muito conhecidos são os sapinhos coloridos que são abundantes na Amazônia.

Alguns canídeos selvagens encontrados no Brasil são o lobo-guará, raposa, cachorro-do-nabal e a raposa dos pampas. Entre os felinos encontrados no Brasil estão o jaguar, o puma, a onça pintada e as jaguatiricas. Outros animais notáveis são os tamanduás-bandeira, diversas variedades de preguiças e tatus, quati, ariranha, anta, queixadas, cervos, veado-campeiro e capivara que é o maior roedor do mundo.

Há cerca de 75 espécies de primatas, incluindo o bugio, o macaco-prego, o macaco aranha, o sagüi e os mico.

O Brasil é o lar da anaconda, freqüentemente descrita, como a maior cobra do planeta.

”SaibaSaiba mais sobre Animais ameaçados de extinção

1 Comentário:

Suziley disse...

Oi, Cleisson:
O Planeta do bem é muito bonito. Gostei muito do trabalho de vocês. Por isso os divulgo. Parabéns! O que é bom temos que espalhar mesmo!! Agradeço o seu comentário feito do meu blog.
Uma boa noite, :)
Suziley.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo