05 fevereiro 2010

Animais de estimação exóticos

Cada vez mais a população procura diversificar seu dia a dia e umaboa opção é trocar os tradicionais bichinhos de estimação por alguns bem mais sofisticados e diferentes. Geralmente eles não são tão sociaveis como seu cãozinho mais são muito bons para se ver e pegar com um certo cuidado é claro.

Iguanas->Um dos exoticos animais mais comunshoje em dia são as iguanas Iguana iguana. Elas geralmente têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, podem atingir 180 cm. Quando filhotes possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do seu corpo.

Iguanas têm uma excelente visão e são capazes de ver formas, sombras, cor e movimento a longa distância. Elas respondem a estímulos visuais de cores como o laranja, amarelo, rosa e azul, em casos raros, como substâncias alimentares.

Cobras-> Entre as mais queridas está a Jibóia que tem o tamanho, quando adulta, de 2m a 4m. É a segunda maior cobra do Brasil. É basicamente um animal com hábitos noturno, ainda que também tenha atividade diurna. Animal muito dócil, apesar de ter fama de perigosa, não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte, sendo assim, inofensiva. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto, como animal de estimação. Uma Jiboia nascida em cativeiro credenciado pelo Ibama, pode custar de 1050 a 6000 reais, as vezes mais, de acordo com sua coloração.

O Ibama suspendeu a licença para venda de jiboias no Estado de São Paulo, apesar dos estudos internacionais demonstrarem que o comércio regulamentado é a maneira mais eficiente de se combater o tráfico de animais exóticos.

Furão-> Existem diversas espécies de furões, sendo a mais conhecida o furão-doméstico Mustela putorius furo, utilizado como animal de estimação em vários países do mundo. Os furões não são roedores, eles pertencem à família das doninhas, na qual se incluem os texugos e as lontras. Nos Estados Unidos é considerado o terceiro animal de estimação, posicionado depois do cachorro (primeiro) e do gato (segundo). Atualmente, o furão é considerado por alguns, como um animal perigoso para as crianças, mas a proporcionalidade de problemas relatados é menor do que as ocorrências com cães ou gatos.

Ao contrário dos cães e dos gatos, a maioria dos furões quando se encontram perdidos, têm pouco sentido de orientação para retornar ao lar, ficando a vaguear sem rumo, caso não sejam rapidamente encontrados, acabando eventualmente por morrer num espaço de poucos dias. Os furões gastam a maior parte do seu tempo, entre 14 a 18 horas por dia, dormindo, embora, sejam muito ativos ao despertar, explorando persistentemente a área circundante. Os furões são extremamente sociais entre si, entregando-se às brincadeiras e atividades com outros furões com bastante facilidade.

Porquinho da India-> Apesar do seu nome comum, o porquinho-da-Índia Cavia porcellus não é suíno, nem tampouco indiano. O nome deve-se ao fato de originalmente provirem das chamadas "Índias Ocidentais", onde alguns povos ameríndios, no período da colonização, os criavam para deles se alimentarem. Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a cinco filhotes por ninhada. Os machos chegam a pesar entre 1 kg e 1,2 kg e a medir 25 cm quando adultos. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e com entre 800 e 900 g de peso.

São vivazes e dóceis, raramente mordendo, a menos que se sintam ameaçados. Adaptam-se bem ao cativeiro e são alimentados com ração de coelho.
”Saiba Saiba mais sobre Animais de Estimação

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo