19 setembro 2009

Dia Mundial de limpeza da água.


Milhares de voluntários de mais de cem países participam neste sábado 19/09 do Dia Internacional da Limpeza da Água. Em sua vigésima edição, o evento organizado pela Fundação Aware em parceria com o Centro para Conservação Marinha CMC, ocorre em várias regiões brasileiras, sempre com idéia de unir e conscientizar a população em prol da conservação das águas dos lagos e rios brasileiros.

Alguns dados importantes em relação ao consumo e tratamento da água:

A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante.

A utilização média diária de água no Brasil, assim como nos Estados Unidos e Argentina, é de cerca de 150 litros por habitante.

Todos os anos 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade.

Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse ministrada.

Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações.

O mercado de água engarrafada no mundo representa um volume de 89 bilhões de litros e está estimado em um valor de 25 bilhões de euros.

75% do mercado é dominado por produtores e empresas locais.

Mais de metade (59%) da água engarrafada bebida no mundo é água purificada, os restantes (41%) consomem água de mina ou mineral.

Enquanto que a água engarrafada se origina em fontes protegidas, como por exemplo aquíferos no subsolo e nascentes, a água de torneira vem sobretudo de rios e lagos.

No Brasil é comum a água de torneira ser extraída do subsolo, sendo que, em algumas cidades, a água de torneira tem características de água mineral. A maioria das cidades envolvidas por grandes aquíferos, tais como o Aquifero Guarani, contam com este privilégio.

Quanto melhor é a água de um rio, ou seja, quanto mais esforços forem feitos no sentido de que ela seja preservada, tendo como instrumento principal de conscientização da população a Educação Ambiental, melhor e mais barato será o tratamento desta e, com isso, a população só terá a ganhar. Novas técnicas vem sendo desenvolvidas para permitir a reutilização da água no abastecimento público.

2 Comentários:

Barbara disse...

adorei essa pesquisa assim me tornei uma pessoa informada!!

Barbara disse...

adorei essa pesquisa assim me tornei uma pessoa informada!!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo