28 agosto 2009

O canto das baleias

O canto das baleias é o nome dado ao som produzido por elas para se comunicarem. A palavra "canção" é usada particularmente para descrever o padrão de sons habituais produzidos por algumas espécies de baleias, particularmente a jubarte, que é muito semelhante às regras rítmicas em composições musicais feitas por humanos.

Os seres-humanos produzem som ao expelir ar pela laringe. As cordas vocais dentro da laringe se abrem e se fecham de acordo com a necessidade para separar a corrente de ar em pequenos bolsões de ar. A produção de som pelos cetáceos é notavelmente diferente desse mecanismo. O mecanismo preciso difere nas duas maiores sub ordens de cetáceos: os Odontoceti baleias dentadas, incluindo os golfinhos e os Mysticeti baleias de barbatana, ou baleias verdadeiras, incluindo as grandes baleias, como a baleia-azul.

Os vários sons das baleias dentadas são produzidos pela passagem de ar por estruturas conhecidas em inglês como phonic lips "lábios fônicos", uma estrutura na cabeça bastante parecida com a passagem nasal humana.

À medida que o ar passa por essa passagem estreita, as membranas dos lábios fônicos são sugadas juntas, fazendo o tecido circundante vibrar. Essas vibrações podem ser controladas, como as vibrações na laringe humana, conscientemente com grande precisão. Os níveis sonoros das baleias dentadas variam de 40 Hz a 325 kHz.

As baleias de barbatana não possuem lábios fônicos. Em vez disso, elas têm uma laringe que parece desempenhar alguma função na produção do som. Entretanto, elas não possuem cordas vocais e os cientistas continuam incertos quanto ao exato mecanismo de produção sonora. Os sons produzidos pelos mamíferos marinhos variam entre 10 Hz e 31 kHz.

Acredita-se que, enquanto os complexos e inesquecíveis sons da baleia-jubarte e algumas baleias azuis sejam principalmente utilizados na época de seleção sexual, os sons mais simples de outras baleias são utilizados durante todo o ano. Muitas baleias dentadas são capazes de usar a ecolocalização para detectar o tamanho e natureza dos objetos, essa habilidade nunca foi demonstrada em baleias de barbatana. A profundidade da água ou a existência de uma grande obstrução à frente podem ser detectados pelos sonoros sons produzidos pelas baleias de barbatana.

Apenas os machos da baleia-jubarte cantam, realizando suas vocalizações predominantemente durante a temporada de acasalamento e ao longo das rotas de migração. Suspeita-se que a finalidade das canções é a de auxiliar na seleção sexual. Mas as baleias-jubarte também fazem sons que não fazem parte de uma canção, particularmente durante rituais de corte. Finalmente, as jubartes podem fazer uma terceira classe de som chamada de "canto de alimentação".

Ouça o canto de algumas espécies aqui
Fonte Wikipedia

2 Comentários:

Gislene disse...

PARABÉNS POR TRATAR DO ASSUNTO NATUREZA!
ASSUNTO MUITO PERTINENTE NOS DIAS DE HOJE, PELO ESGOTAMENTO DE RECURSOS NATURAIS QUE JÁ ESTAMOS ENFRENTANDO, DESMATAMENTOS POR INTERESSSES IMEDIATOS, QUESTÃO DO LIXO...
FALAR DE NATUREZA E CONSCIENTIZAR AS PESSOAS SOBRE O RESPEITO QUE DEVEMOS TER PELOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOZINHOS É UMA LUTA MUITO IMPORTANTE.
MEUS PARABÉNS PELO TEU BLOG!
VOU ADICIONÁ-LO NA MINHA LISTA.
ATÉ, GISLENE.

Anônimo disse...

bom dia! Muito boa a sua iniciativa parabéns!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo