Você conhece o Jalapão?
Destinos inusitados do ecoturismo nacional, se você procurar no mapa esse pedaço do Brasil provavelmente não vai encontrar, ele fica em Tocantins.
O vasto deserto está lá, no cerrado. Não é como o Saara mas lembra um pouco lugares perdidos do globo, como a tórrida planície australiana e o meio-oeste norte-americano. Só que os oásis tropicais têm um tempero todo especial. Apesar de ser uma área desértica, a região é cortada por dois rios cristalinos, o do Sono e o Novo. Eles formam cascatas e cachoeiras e têm vegetação ciliar nativa, com exuberantes palmeiras e outras espécies típicas.
Encontramos por lá o sertanejo sofrido, isolado do mundo. Tem aves como a ema, o tucano e as coloridas e barulhentas araras e até animais raros é o caso da onça de lombo negro.
Lá prevalece a beleza das águas azuis dos arroios de fundo de areia. Eles nascem no alto das serras em forma de mesa e se espraiam pelos campos do cerrado. Um território árduo, empoeirado, pouco hospitaleiro e nada confortável à presença humana, mas que encanta os viajantes por sua paisagem intocada, com dunas acobreadas de arenito e praias alvas às margens dos cursos d´água.
O nome desse lugar no Centro-Oeste vem de uma pequena planta florida, a jalapa, natural desse trecho do cerrado.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson