20 maio 2009

Você conhece o Jalapão?

Destinos inusitados do ecoturismo nacional, se você procurar no mapa esse pedaço do Brasil provavelmente não vai encontrar, ele fica em Tocantins.

O vasto deserto está lá, no cerrado. Não é como o Saara mas lembra um pouco lugares perdidos do globo, como a tórrida planície australiana e o meio-oeste norte-americano. Só que os oásis tropicais têm um tempero todo especial. Apesar de ser uma área desértica, a região é cortada por dois rios cristalinos, o do Sono e o Novo. Eles formam cascatas e cachoeiras e têm vegetação ciliar nativa, com exuberantes palmeiras e outras espécies típicas.

Encontramos por lá o sertanejo sofrido, isolado do mundo. Tem aves como a ema, o tucano e as coloridas e barulhentas araras e até animais raros é o caso da onça de lombo negro.

Lá prevalece a beleza das águas azuis dos arroios de fundo de areia. Eles nascem no alto das serras em forma de mesa e se espraiam pelos campos do cerrado. Um território árduo, empoeirado, pouco hospitaleiro e nada confortável à presença humana, mas que encanta os viajantes por sua paisagem intocada, com dunas acobreadas de arenito e praias alvas às margens dos cursos d´água.

O nome desse lugar no Centro-Oeste vem de uma pequena planta florida, a jalapa, natural desse trecho do cerrado.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo