07 fevereiro 2009

Anfíbios, o grupo de animais mais ameaçadas do planeta.

Uma convenção internacional de anfíbios biólogos, em 2004 indicou que mais de um terço dos anfíbios do mundo estão entre as espécies ameaçadas , tornando-lhes o grupo de animais mais ameaçadas do planeta. Mais de 120 espécies têm provavelmente sido extinta desde a década de 1980, e cerca de dois terços dos sul-americanos arlequim espécies de rã desapareceram entre os anos de 1980 e 1990.

O declínio dos anfíbios em habitats protegidos tem intrigado biólogos durante quase 20 anos. Pesquisas recentes sugerem que a mudança climática pode ter elevado a condição de extinção dos sapo . Resultados de um estudo publicado na revista Nature janeiro 2006 revelam como o aquecimento modifica um fungo mortal na pele afetando os sapos. O artigo diz que centenas de espécies em todo o mundo estão à beira da extinção ou já se tornaram extintas. "A doença é a bala que está matando os sapos", afirmou J. Alan Pounds, Cientista da Tropical Science Center, na Costa Rica. "Mas as alterações climáticas está a puxar o gatilho. O aquecimento global é uma arma contra os anfíbios, e em breve irá causar perdas escalonadas da biodiversidade".

Segundo o estudo, o aumento das temperaturas favorece o chytrid fungo, que parece matar rãs principalmente em frias durante o inverno, o que implica que a baixa temperatura, torna-o mais mortal. O estudo "demonstra a natureza complexa das alterações climáticas globais, incluindo como o clima influencia na disseminação da doença, e por isso estes devem ser integrados, se quisermos compreender e reduzir as ameaças de extinção da espécie.

" Scheiner diz que a mensagem vai além dos anfíbios: "o aquecimento global e os constantes aparecimento de doenças infecto-contagiosas são uma ameaça real e imediata para a biodiversidade e um desafio crescente para a humanidade."

2 Comentários:

Ana Paula disse...

Olá Cleisson é claro que quero uma troca de links, pois os temas de seu blog me interessam.
Minha parte já está.
Desejo-lhe uma boa semana.

nicotinazero disse...

Oi Cleisson
vamos trocar links sim...
vou colocar o seu hoje ou amanha, ok?
abs

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo