07 fevereiro 2009

Planeta está a sofrer a "maior massa de extinção em 65 milhões de anos"

Cientistas dizem ter provas concretas de que o planeta está a sofrer a "maior massa de extinção em 65 milhões de anos". Lider do grupo ambiental o cientista professor Norman Myers diz que a Terra está enfrentando sua "Sexta Extinção". Os cientistas prevêem que até cinco milhões de espécies serão perdidas neste século. "Estamos bem no início da fase de uma extinção maciça de espécies. Existem cerca de 10 milhões de espécies no planeta. Se continuar como estamos, poderíamos perder metade de todos os 10 milhões de espécies", disse Myers.

Se não fizermos mais, diz Myers, o planeta vai continuar a perder cerca de 50 espécies por dia em comparação com a taxa natural de extinção de uma espécie a cada cinco anos. Esta taxa projetada no final dos anos 1980 gerou muitas críticas, mas o número é agora amplamente aceito pelos cientistas.

A experiência mostra que os insetos, que representam mais de metade das espécies descritas na terra, estão desaparecendo mais rapidamente do que as aves.

Howarth Frank do Museu da Austrália diz que"Há mais de 30 " hotspots " em extinção em todo o mundo. Ele diz que até 80 por cento do habitat tem sido dizimado. Biodiversidade hotspots são áreas que têm mais de 1500 espécies de plantas endêmicas e que tenham perdido mais de 70 por cento do habitat original. " Hotspots possue, de acordo com Myers, "uma excepcional concentração de espécies que não são encontradas em nenhum outro país do mundo."

Ele diz mais, parques e reservas são necessárias, ele acredita que a situação pode ser revertida. "Queremos ser a primeira geração em toda a história humana desde que saimos das cavernas a enfrentar um ciclo de extinção em massa e cancelá-lo ... e se o fizermos, penso que as pessoas irão se animarpara continuar por milhares de anos à frente ". Myers projeta que a salvaguarda dos hotspots custaria um bilhão de dólares por ano.

Embora as extinções em massa anteriores foram devido a causas ambientais naturais, a investigação mostra que na Terra onde os seres humanos têm migrado outras espécies se tornaram extintas. A superpopulação humana especialmente nos últimos dois séculos é dito ser a causa subjacente da Sexta Extinção.

2 Comentários:

Eduardo Marculino disse...

Seu Blog está ótimo...parabéns
um grande abraço

Eduardo Marculino disse...

vc me pediu para acessar o link...mas eu não sei onde...
resenhasbrasil.blogspot.com
um abraço.
gostei muito do seu blog

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo