09 fevereiro 2009

A biodiversidade da India, um dos 18 países megadiversos

A Índia, que se situa dentro da ecozona indoemalaia, mostra significativa biodiversidade. É um dos dezoito países megadiversos, é a casa de 7,6% de todos os mamíferos, 12,6% de todas as aves, 6,2% de todos os répteis, 4,4% de todos os anfíbios, 11,7% de todos os peixes, e 6,0% de todas as espécies de plantas com flores.

Muitos ecos-região, como a Shola florestas, apresentam altíssimas taxas de endemismo; 33% das espécies vegetais da Índia são endêmicas, a cobertura florestal varia desde a floresta tropical das ilhas Andaman, Western Ghats no Nordeste da Índia para a floresta de coníferas do Himalaia. Entre estes dois extremos a floresta úmida da Índia oriental, a teça dominada por floresta seca do centro e sul, e os denominados babul-espinho floresta do Deccan central e ocidental.

O vulcanismo e mudanças climáticas, 20 milhões de anos atrás causou a extinção de muitas formas endêmicas indiana. Pouco depois, entraram mamíferos e aves na Índia através dos lados do Himalaia. Assim, entre as espécies indianas apenas 12,6% dos mamíferos e 4,5% das aves são endêmicas, contrastando com 45,8% dos répteis e 55,8% dos anfíbios. A Índia contém 172, ou 2,9%, da UICN - designada espécies ameaçadas. Estes incluem o leão asiático, o tigre de bengala, o abutre branco indiano, que sofreu uma quase extinção.

Nas últimas décadas, a invasão humana tem suscitado uma ameaça para a vida selvagem da Índia, em resposta, o sistema de parques nacionais e áreas protegidas, estabelecido pela primeira vez em 1935, foram substancialmente ampliados. Em 1972, foi promulgada a Proteção a Vida Selvagem da Índia e o Projeto Tigre para salvaguardar habitats cruciais, além disso, a lei da Conservação Florestal foi promulgada em 1980. Juntamente com mais de quinhentos santuários de espécies selvagens, a Índia acolhe treze reservas de biosfera.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo