08 junho 2008

Preservação dos Oceanos

Dia Mundial dos Oceanos: 8 de Junho
Comemoração do dia mundial dos oceanos. Desenvolver uma ação que sensibilize os cidadãos para a necessidade de conservar os oceanos, através da alteração de comportamentos.
Desde sempre que os oceanos influenciam a história do Homem, a sua cultura e a sua vida. Não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades.


O papel dos oceanos é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta pois, não só controlam o clima global como, produzem 70% do oxigênio libertado para a atmosfera. A sua vastidão representa 95% do espaço disponível para a vida, albergando uma diversidade inigualável de seres vivos. Os oceanos são, ainda, fonte de recursos vivos, de recursos minerais e de energia.

Você também pode fazer sua parte, participando de atividades em defesa dos oceanos e engajando amigos, parentes, colegas de escola e trabalho a fazerem o mesmo. Milhões de pessoas dependem dos oceanos para sua sobrevivência. Estima-se que os oceanos absorvam entre 30 e 50% do CO2 emitido no mundo pela queima de combustíveis fósseis. E os mares que cobrem cerca de 70% do planeta produzem metade do oxigênio que respiramos. Ou seja, literalmente, se os oceanos morrerem, nosso planeta morre também.

E por incrível que pareça, estamos envenenando esse grande pulmão do planeta, com despejo de óleo e efluentes tóxicos em suas águas. Ao usarmos práticas de pesca destrutivas para raspar o fundo oceânico e encontrar espécies de alto valor comercial também destruímos uma parte importante dele. Matamos ainda as baleias em nome de uma falsa ciência. Cortamos as nadadeiras dos tubarões para satisfazer o desejo de poucos, mandamos cada vez mais barcos para pescar cada vez menos peixe.

E estamos ignorando os avisos dos cientistas quando estes recomendam que deveríamos deixar de pescar e até de comer certas espécies ameaçadas, como tubarões, atuns e outros. Mas ainda há tempo de salvar os oceanos. Faça a sua parte e divulgue a todos que puder que precisamos agir agora para proteger os mares e sua imensa biodiversidade. Assim poderemos comemorar o Dia Mundial dos Oceanos com mais alegria e menos preocupação nos próximos anos.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo