30 novembro 2008

Belas regiões do nosso Planeta

Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos: Ao norte, as ilhas de Barlavento. ao sul, as ilhas de Sotavento. As maiores ilhas são a de Santiago a sueste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.


Groelândia é uma região autônoma dinamarquesa que ocupa a ilha do mesmo nome e ilhas adjacentes, ao largo da costa nordeste da América do Norte.A Groelândia é a maior ilha do mundo e tem mais de 44.000 km de linha de costa. A população é escassa, confinada a pequenos povoados na costa. A ilha tem a segunda maior reserva de gelo do mundo, apenas ultrapassada pela Antártida.

A Indonésia ocupa a maior parte do Arquipélago Malaio e chega até a Melanésia. O país tem 17 508 ilhas, das quais cerca de 6 000 são habitadas. Se consideradas as ilhas temporárias (periodicamente submersas devido à maré), o número total de ilhas dobra, muitas sem nome ou com nomes idênticos aos de ilhas permanentes. Devido ao fato de que grande parte da Indonésia apresenta atividade sísmica, as ilhas continuam a evoluir em número, dimensões e forma.A Indonésia é um país composto por ilhas e considerado o maior arquipélago do mundo. As ilhas são de origem vulcânica e encontram-se cobertas de florestas tropicais.

Madagascar ocupa toda a ilha de Madagascar, de longe a maior ilha de África e uma das maiores do mundo, e um número relativamente reduzido de ilhas adjacentes. O país é banhado pelo canal de Moçambique a oeste e pelo oceano Índico. O relevo é em geral montanhoso, em especial na parte oriental, com dois grandes maciços a norte (onde se situa o monte Maromokotro, o mais alto do país com os seus 2 876 m) e no centro. O relevo torna-se menos acidentado para oeste, onde existem algumas planícies costeiras.O clima é muito variado, úmido a nordeste onde existem áreas (cada vez mais reduzidas pela desflorestação) de floresta tropical, e seco a sudoeste, chegando mesmo a haver deserto.A maior cidade é a capital, Antananarivo, e as outras cidades importantes são Mahajanga, Antsirabe e Fianarantsoa.

Junto com a ilha da Reunião e Rodrigues, Maurício é parte das Ilhas Mascarenhas. Este arquipélago foi formado em uma série de erupções vulcânicas há 8 ou 10 milhões de anos atrás e atualmente não possui nenhum vulcão ativo. A própria ilha Maurício é formada ao redor de um planalto central, com seu cume mais alto no sudoeste, Piton de la Riviere Noire com 828 m. Ao redor do planalto, a cratera original pode ainda ser distinguida de várias montanhas. O clima local é o tropical, modificado por ventos do sudeste; é predominantemente quente, com um inverno seco e verão chuvoso A capital da ilha e a maior cidade é Port Louis, no noroeste. Outras cidades importantes são Curepipe, Rose Hill, Quatre Bornes e Vacoas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo