11 setembro 2010

A Arca dos Anfibios

A Arca dos Anfíbios é uma organização criada para lutar pela preservação ou seja salvação de milhares de espécies de anfíbios no mundo todo. Os anfíbios formam o grupo de animais que mais sofrem com toda mudança provocada na natureza seja ela causada pelo homem ou não.

A Arca dos Anfíbios e uma parceria de três Organizações Ambientais: Associação Mundial de Zoos e Aquários WAZA, IUCN / SSC Conservation Breeding Specialist Group e IUCN / SSC Amphibian Specialist Group e tem como objectivo a preservação das espécies de anfíbios em todo o mundo .



Esta iniciativa teve início devido à consciencialização de que uma proporção substancial de espécies de anfíbios estariam a sofrer ameaças graves à sua sobrevivência. O projeto propõe que jardins zoológicos, aquários e jardins botânicos de todo o mundo possam abrigar um determinado número de indivíduos de espécies de anfíbios ameaçadas. Daí o nome dado ao projecto, que significa Arca dos Anfíbios, em alusão à Arca de Noé.

O objetivo do programa não é recolher animais na natureza puramente para expor em aquários ou jardins zoológicos europeus ou dos Estados Unidos, isso representaria o completo fracasso do programa. Embora a ação para salvar da extinção espécies críticamente ameaçadas de imediato será enviá-las para os locais mais próximos que possuam instalações com o espaço disponível e a experiência necessária.


Uma das ameaças mais graves para os anfíbios e levou a formação deste projecto, foi a descoberta de um fungo parasita que está causando danos apreciáveis nas populações de anfíbios em todo o mundo. Este fungo, que se aloja na pele do animal, dificulta o uso dos poros, provocando uma desidratação fatal. A atuação deste fungo está mesmo ligada a extinções de espécies em algumas regiões do globo, como na Austrália e Costa Rica.

A organização declarou 2008 como o Ano do Sapo  para promover as atividades da organização visando suporte financeiro, aquisição de novos parceiros e estimulação a atenção pública no contexto da preservação de anfíbios.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo