22 setembro 2010

22 de setembro Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro acontece no dia 22 de Setembro e vem sendo apoiado a cada ano por um número crescente de cidades em todo o mundo. O movimento e seus apoiadores entendem que a opção das cidades em favor do automóvel foi equivocada por tratar-se de um meio de transporte altamente poluidor e destruidor do espaço urbano. Como alternativa, propõem a mudança nas cidades em favor de meios sustentáveis de mobilidade, elegendo a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade.


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de uma reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais a bicicleta é a grande vedete.

A bicicleta é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, possui um custo baixo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.

2 Comentários:

Suziley disse...

Bom dia, Cleisson:
Sempre que posso volto a pé do meu serviço. Mas sei que precisamos usar ainda mais outros meios que não agrida a natureza. Parabéns pela postagem e pela lembrança. Grande abraço :)

Jonatas disse...

Ontem, aqui na região da Av. Paulista em São Paulo, percebi uma adesão considerável ao Dia Mundial Sem Carro. Quando saí do trabalho haviam bem menos carros circulando do que o normal, e muito menos barulho pelas ruas.

Também vi uma manifestação próximo ao MASP com alguns caras vestidos de sapo que estavam incentivando o pessoal nos faróis a deixarem seus carros em casa. Estavam com um megafone passando mensagens sobre o meio ambiente. Muito bacana! O site que divulgavam era http://www.campanhalimpa.com

[]'s

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo