15 julho 2010

Educadores discutem os desafios da sustentabilidade e o papel da educação

FUNDAÇÃO BUNGE REÚNE EDUCADORES DE SC PARA DISCUTIREM OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DA EDUCAÇÃO


Mais de 7 mil educadores de 22 municípios do Vale do Itajaí e entorno serão envolvidos na ação

O projeto “Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí”, criado e desenvolvido pela Fundação Bunge, inicia uma nova etapa de implementação na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo compreender as questões relacionadas às fortes chuvas no Estado em 2008, em que mais de 1,5 milhão de pessoas foram atingidas e propor soluções sustentáveis para minimizar impactos sociais, econômicos e ambientais. Neste momento, a proposta é trabalhar junto com educadores locais os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação. A ação atingirá 22 municípios (Vale do Itajaí e entorno), 405 escolas, 7.264 professores e 141.535 alunos. Ao final será realizada uma mostra com trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Serão realizados cinco encontros de formação com os profissionais de escolas da rede pública do ensino fundamental (estaduais, municipais) e de algumas da rede privada. Nestes encontros os educadores assistirão a palestras de especialistas da região sobre temas ligados a sustentabilidade, terão a oportunidade de conhecer mais a fundo o projeto Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, por meio do kit composto por documentário, livro e encarte pedagógico, com orientações das possibilidades didático-pedagógicas; discutirão sobre a abordagem dos conceitos Transdiciplinaridade, ORA (Observar, Refletir e Aplicar) e Ecopedagogia e participarão de dinâmicas e proposições de trabalhos nas salas de aula, com exemplos práticos de como aproveitar o kit no desenvolvimento de projetos e atividades. Até agosto de 2010 todas as cidades do Vale e entorno serão envolvidas nas formações.

A primeira formação aconteceu em 24 de junho na UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, com o tema “Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: desafio dos educadores”. A segunda formação acontecerá no dia 15 de julho, na UNIFEBE – Centro Universitário de Brusque, com o tema “FUNDEMA: Desafios e avanços para a defesa do meio ambiente”. A palestra será ministrada pelo engenheiro ambiental e diretor da FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque), Diego Furtado. As cidades convidadas serão Brusque, Botuverá e Guabiruba. Além deste, ainda serão realizados outros três encontros de formação com os profissionais de escolas da rede pública do ensino fundamental (estaduais, municipais) e de algumas da rede privada.

Juliana Santana, coordenadora de Projetos da Fundação Bunge, afirma que esta nova ação do projeto é fundamental para seu sucesso, pois enxerga a escola como ponto de partida para que mudanças aconteçam no médio e longo prazos. “Os educadores e alunos serão protagonistas do trabalho, em que haverá melhor conscientização de toda a comunidade para questões ligadas à sustentabilidade, completa Santana.

Além dos encontros de formação, os educadores receberão acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento de projetos nas escolas e terão a oportunidade de partilhar os resultados obtidos durante uma mostra a ser realizada no final de 2010.

A ação será realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades envolvidas, com as Gerências Regionais de Educação (15ª, 16ª, 17ª e 35ª GERED) e com instituições de ensino e entidades da região, como Universidade do Vale do Itajaí, com o Centro de Ciências e Tecnologias da Terra e do Mar (UNIVALI/CTTMAR); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau (FAEMA); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (FUNDEMA); Universidade de Blumenau (FURB) e o Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Programação completa

DIA 24/06 Encontro de Formação

Palestra “Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: desafio dos educadores”, com professor-pesquisador da UNIVALI, Antônio Fernando S. Guerra.

Cidades: Itajaí, Navegantes, Camboriú, Penha, Itapema e Balneário Camboriú.

Local: UNIVALI - Itajaí/SC

DIA 15/07 Encontro de Formação

Palestra “FUNDEMA: Desafios e avanços para a defesa do meio ambiente”

Cidades: Brusque, Botuverá, Guabiruba, com o engenheiro ambiental e diretor da FADEMA Diego Furtado.

Local: UNIFEBE – Brusque/SC

DIA 04/08 Encontro de Formação

Palestra Observação de Aves e o Ambiente Sustentável

Cidades: Timbó, Ascurra, Apiúna e Rodeio

Local: UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci

DIA 17/08 Encontro de Formação

Palestra “Mudanças Climáticas e o impacto ambiental para a sociedade”, com o geólogo Juarês Aumond.

Cidades: Blumenal, Gaspar, Indaial, Pomerode, Luiz Alves, Ilhota.

Local: FURB – Blumenau/SC

DIA 23/08 Encontro de Formação

Palestra “O acentuado quadro de degradação dos recursos hídricos do Vale do Itajaí”, com o biólogo e mestre em educação ambiental José Constantino

Cidades: Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros.

Local: Centro de Eventos Municipal Doutor. Pedrinho – Doutor Pedrinho/SC

Set/Out. Monitoramento

09/11 Mostra Final

Local: CDAL – Centro de Divulgação Ambiental e Lazer – Gaspar/SC

Você pode ganhar um kit "Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí" produzido pela Fundação Bunge composto de um livro, um documentário em DVD e um encarte com propostas pedagogicas. Clique Aqui

2 Comentários:

Suziley disse...

Bom dia, Cleisson:
Realmente, o caminho é pela educação e conscientização. Um bom final de semana para você, um grande abraço ;)

Magal disse...

Então aqui estou retribuindo sua visita. Nós Blogueiros precisamos muito disto: Visitas, depoimentos, críticas, participação, etc.
Vamos juntos e volte lá ...

Abraços

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo