15 maio 2010

O pior lugar do mundo para os elefantes.


 Cientistas especialistas em comportamento animal declararam que o jardim zoológico é o pior lugar do mundo para um elefante viver. A declaração, um pouco radical dos estudiosos, veio depois de um incidente fatal ocorrido na India onde elefantes do zoológico de Mumbai atacaram um homem que entrou, diga se irresponsavelmente, no espaço dos paquidermes.

Os especialistas declararam que a invasão do "território", especialmente dos grandes animais como elefantes, é vista como provocacão o que leva os animais a reagir, por vezes de forma fatal.


Do ponto de vista de especialistas, "não há disciplina adequada entre os visitantes no jardim zoológico de Mumbai. Eles geralmente provocam os animais. Mas o que é mais chocante sobre o incidente é que um estranho, de alguma forma, conseguiu em um recinto restritos aos elefantes. Os elefantes podem ver isso como uma grande ameaça.'' Alerta: tal disciplina com certeza falta aos visitantes de zoos aqui no Brasil também.


Não se pode prever o comportamento emocional dos  grandes animais, como os elefantes, nunca se deve violar seu espaço, sair sozinho pelo seu recinto. Poderiamos ser surpreendidos com uma forte e mortal reação dos animais de grande porte.


Mesmo no caso de um cavalo, um estranho deve sempre aproximar-se pela esquerda, e não por trás ou à direita. Caso contrário, mesmo os cavalos tendem a atacar um estranho que se aproximar. 


 "Um estudo da Real Sociedade de Londres para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (RSPCA) indica claramente que todos os elefantes lentamente enlouquecem devido por serem mantidos em cativeiro durante anos. Como um ativista animal, creio que nenhum animal, grandes ou pequenos, devem ser mantidos em gaiolas ou jaulas, que é muito estressante e doloroso para eles.'' Disse Anuradha Sawhney membro do Conselho para o Bem-estar Animal da India.


"Os elefantes são muito temperamentais e emocionais. Apenas um adestrador preparado vai saber o que pode irritar ou provocar mal estar nos elefantes, que são encontrados naturalmente em liberdade em grandes comunidades ou rebanhos nas florestas. Assim, um recinto zoológico é o lugar mais triste na terra para um elefante,'' disse Sawhney.


A maioria dos especialistas em animais dizem que cada elefante em cativeiro deve ser banhado com 1.000 litros de água por dia, especialmente durante o tempo quente, e devem ser alimentados duas vezes ao dia. "Qualquer necessidade diária de um elefante que não seja preenchida pode torná-los irritados e às vezes perigosos. 


Eu acho que um jardim zoológico pode não ser o pior lugar do mundo para um elefante viver, veja se a vida deles em circos, mas um animal de tamanho gigantesco, por mais espaço que lhes deem dentro do zoo, não será suficiente para cobrir suas necessidades de locomoção e espaço. Além de que os elefantes vivem em grupos, são grandes familias, que passam a vida toda juntos, no zoológico eles são tirados desse convivio para viverem solitariamente ou com um ou outro "estranho". 

3 Comentários:

Regina Bolico disse...

Muito interessante os assuntos abordados no blog do Planeta, principalemnte porque os assuntos relacionados ao meio ambiente e animais me interessam muito. Com relação aos elefantes, realmente pior que zoológicos são os circos. Mas o melhor mesmo seria se esses animais pudessem viver no seu reduto natural. Nenhum ambiente poderá suprir todas as suas necessidades.
Um abraço!

Cleisson disse...

Oi Regina
Obrigado por participar do nosso blog.
É muito importante a opinião dos nossos leitores.
Acho que um animal tão grande quanto um elefante ou uma girafa, por exemplo, tem seu espaço muito sacrificado seja ele o mais bem cuidado em um zoo.

Suziley disse...

Eu amo os elefantes. Parabéns pela postagem Cleisson, valeu mesmo!! Bom domingo para você, abraços, ;)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo