26 abril 2010

Credenciais verdes para os biocombustiveis

Os biocombustíveis foram criados como uma maneira perfeita para tornar o transporte livre de carbono, mas uma série de estudos europeus estão fazendo aumentar as dúvidas sobre as credenciais ecológicas dos combustíveis alternativos.


O último estudo a ser liberado fez uma avaliação preliminar de que o biodiesel de soja poderia aumentar  quatro vezes mais as emissões que levam ao aquecimento global do que o diesel convencional.

A Comissão Europeia não tem colaborado muito por manter muitos dos estudos ocultos, sendo o mais recente, corte de um anexo de um relatório publicado que só foi lançado depois de várias ONG terem se utilizado de leis de transparência para obter acesso. Dois outros estudos e vazaram por e-mails e foram adicionados ao processo.

No centro do debate a uma questão secamente sendo chamada de "mudança indireta do uso da terra". Em suma, significa que a produção dos biocombustíveis ocupará a terra até então reservada para produção de grãos.

Então, a meta definida para os biocombustíveis em Bruxelas, pode indiretamente aumentar os preços dos alimentos do outro lado do mundo, fazendo com que os mais pobres passem fome e incentivando os agricultores a invadir as florestas tropicais para ganhar novas terras.

As queimadas podem liberar enormes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, contrariando as reduções de emissões esperadas dos biocombustíveis até então colocada como principal meta dessa produção.

1 Comentário:

nissanbrasil disse...

Olá Cleisson. Tudo bem?

Sou a Annia da Edelman, agência de comunicação digital da Nissan Brasil.

Enquanto estudos mostraram que biocombustíveis não são alternativas boas para o meio ambiente, outras tecnologias foram sendo estudadas em paralelo como a de carros elétricos.

Os carros elétricos, diferentemente dos automóveis tradicionais, estes não possuem tanque de combustível e escapamento, por isso não poluem o meio ambiente. Além disso, veículos elétricos podem contribuir para minimizar a poluição sonora, facilitar a mobilidade urbana e a independência de fontes tradicionais de energia.

Caso tenha interesse em saber mais informações, acesse o site: http://www.nissan.com.br/Nissan/MundoNissan/NoticiasImagem.aspx?noticiaID=172

Ou fique a vontade para falar comigo por e-mail: annia.vuolo@edelman.com

Obrigada.
Abs,Annia Vuolo

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo