20 abril 2010

Caça ameaça rinocerontes africanos

Um aumento acentuado na caça ilegal de rinocerontes por quadrilhas do crime organizado devastou a população desses animais no Zimbábue e ameaça acabar com os já criticamente ameaçados rinocerontes negros na África do Sul dentro de uma década.

Um relatório do ano passado feito pela  Fundação Mundial Wildlife, a União Internacional para a Conservação da Natureza e controle do comércio de espécies selvagens, mostrou através do tráfego de rede de monitoramento que a caça furtiva ocorria a mais de 15 anos, levando os animais à beira da extinção. Cerca de 1.500 chifres de rinoceronte foram comercializados ilegalmente nos últimos três anos, apesar da proibição de longa data no comércio internacional.


No ano passado, 122 rinocerontes foram mortos no sul da África. O estudioso do assunto, Jones, previu que com essa taxa atual de caça é calculado que de 180 a 200 animais sejam mortos este ano.

Uma estimativa de 2009 mostra que existem apenas 800 rinocerontes remanescentes em Zimbábue e 18.553 rinicerontes brancos e 1.570 rinocerontes negros na África do Sul, de acordo com o Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora, que mantém a proibição do comércio de chifres de rinoceronte.

Apesar da pequena espessura na pele, o olhar sonolento e dócil o seu tamanho é impressionante - um rinoceronte é quase tão grande quanto um carro, com peso entre 2.000 e 3.000 libras.

Jones disse que a incidentes de caça furtiva são relatados todos os dias. Seu telefone toca constantemente com mensagens de texto alertando-o para os avistamentos de caçadores suspeitos. A polícia, segundo ele, é de pouca ajuda.

Em um caso recente, a policia chegou quatro dias depois que um grupo de rinocerontes foi morto. Em outro caso, um policial pegou um machado abandonados por caçadores e destruiu as impressões digitais.


O chifre do rinoceronte é feito de queratina, mesma substância que forma as unhas, cascos, penas e pêlos. Eles tem sido muito utilizados em tônicos medicinais chineses para tratar a febre.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo