18 abril 2010

Aquecimento global pode acordar vulcões

Uma pesquisa realizada mostrou que o derretimento de camadas grossa de gelo sobre o magma pode trazer os vulcões a erupção como o ocorrido na Islândia atualmente. O derretimento da camada de gelo diminue a pressão sobre o magma do vulcão.

O derretimento das calotas polares causadas pelas alterações climáticas nas ultimas décadas podem desencadear erupções vulcânicas, removendo um peso enorme e libertando o magma abaixo do solo, sugere a pesquisa.


Isso não é o caso do ocorrido na geleira Eyjafjallajökull na Islândia, onde a camada de gelo é leve demais para afetar a geologia local, mas outros vulcões da ilha-nação são vistos como vulneráveis.

"O trabalho sugere que, eventualmente, as erupções serão um pouco maior e mais freqüentes na Islândia nas próximas décadas", disse Freysteinn Sigmundsson, um vulcanólogo da Universidade da Islândia.
"O aquecimento global derrete o gelo, e isto pode influenciar os sistemas magmáticos", acrescentou. O fim da Idade do Gelo há 10.000 anos coincidiu com um aumento na atividade vulcânica na Islândia.

Um geofísico da Universidade de Leeds, na Inglaterra, disse que as mudanças climáticas poderiam também desencadear erupções vulcânicas e terremotos em locais como o Monte Erebus, na Antártida, as Ilhas Aleutas no Alasca ou na Patagônia, na América do Sul.

O derretimento do gelo parece ser a principal forma pela qual o aquecimento global  terá repercussões sobre a geologia, disse Sigmundsson.

1 Comentário:

Suziley disse...

É, o vulcão da Islândia provocou muitos estragos, é o aquecimento global mesmo...bom dia, abraços, :)

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo