A Viúva Negra
A viúva-negra Latrodectus mactans é uma espécie de aranha altamente venenosa encontrada nas regiões ocidentais do Estados Unidos. O corpo da fêmea tem entre 14 e 16 milímetros de comprimento e é negro, muitas vezes com uma marca vermelha no abdômen inferior. O macho da espécie é tem cerca da metade deste tamanho e é geralmente de cor castanha com uma marca marrrom no abdômen. A espécie, como acontece com os outras do gênero, constroem teias irregulares, os fios são muito fortes.
O nome provém do fato de a fêmea devorar o macho após a cópula, um comportamento cannabilistico e suicida. As Viúvas Negras podem reproduzir várias vezes durante sua vida útil relativamente curta.
Sua picada é muitas vezes fatal. No Brasil, é encontrada atualmente, próxima ao mar,sobretudo em praias pouco freqüentadas. É amplamente encontrada em torno da bahía da Guanabara.
Os sintomas da picada costumam aparecer entre 40 e 60 minutos após o ataque e se caracterizam por eliminação excessiva de suor nas glândulas e perda de calor, dor local intensa, dor no abdômen e em casos graves, choques. As viúvas-negras podem tecer teias. Costumam ficar em ambientes escuros e frescos.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que seu veneno é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe. Porém, mesmo no Brasil, existem dois gêneros considerados de maior perigo: a aranha-marrom Loxosceles sp., e a armadeira Phoneutria sp., sendo esta última considerada por muitos a aranha mais peçonhenta do mundo, ambas encontradas em praticamente todo o país.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson