21 janeiro 2010

Tarântula, a maior aranha do mundo.

A tarântula ou caranguejeira se caracteriza por ter patas longas com duas garras na ponta e corpo revestido de pelos, é a aranha mais peluda na natureza. As tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas, Asia, Africa e Oriente Médio.

Enquanto estão crescendo, têm uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para o homem, uma vez que não produzem toxinas nocivas, por isso são eventualmente criadas como animais de estimação. Uma de suas defesas são os pêlos urtigantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador.

Em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até a 30 cm, como é o caso da tarântula-gigante-comedora-de-pássaros Theraphosa blondi da Ámérica do Sul e é considerada a maior aranha do mundo.

Têm um ciclo de vida longo e levam de 2 a 5 anos para atingir a maturidade sexual, os machos morrem normalmente após o acasalamento, alcançando 5 a 7 anos de vida. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registrados casos de longevidade de fêmeas em cativeiro com até 25 anos.

As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão.

As tarântulas são consideradas um prato fino em países como a Tailandia, Camboja, Vietnã e algumas tribos da Amazònia.

A tarântula é uma espécie ameaçada devido principalmente à destruição do seu habitat e a caça para criação como animal de estimação. Em contrapartida, é uma das aranhas mais criadas em cativeiro.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo