18 janeiro 2010

O mar Morto está secando.


O Mar Morto é uma atração turista para todos que viajam para Israel e outras regiões no Oriente Médio. As pessoas tem curiosidade em verificar que podem permanecer suspensas na água do mar sem afundar, isso porque ele contém alta salinidade. Se no resto dos mares é de 35 gramas por litro, no Mar Morto é de 350 gramas por litro.


“A principal razão para a diminuição da vazão é que a maior parte da água que entrava no mar Morto, hoje, é interceptada no caminho e usado por Israel, Jordânia, Síria e Líbano para beber”.
Os valores naturais do Mar Morto já não são uma prioridade, por isso foi decidido que a água potável era "mais importante". Do montante atingindo uma parte é utilizada pelas indústrias de Israel e da Jordânia para extrair os minerais.


Até o momento, não se chegou a qualquer fórmula que os especialistas consideracem ideal. Uma das primeiras soluções a serem estudadas foi a construção de um canal para que ele se juntasse ao Mediterrâneo. Também foi sugerida a criação de um canal no Mar Vermelho. Mas a grande questão é como reagiria com a água do Mar Morto com uma água tão diferente da sua.


A superfície do Mar Morto era de 1.025 quilômetros quadrados em 1945. Hoje, é quase 625, e em pouco mais de 100 anos terá metade do seu tamanho atual de acordo com dados oficiais. Em certos pontos a costa está há 600 metros de onde estava há 20 anos.


O litoral recuou tanto que os turistas encontram dificuldades para chegar ao mar. Áreas secas são criadas e outras se tornam lama intransitável. Acontece também que a água que flui em direção ao mar desde as montanhas, por causa do baixo nível do mar, cava muito fundo e põe em risco a infra-estrutura com crateras.


O Mar Morto, hoje, tem uma superficie de aproximadamente 625 km ², 67 km de comprimento e largura máxima de 18 km, com profundidade máxima de 378 m, a uma altidude de 400 m abaixo do nível do mar e salinidade média 10 vezes maior do que dos oceanos.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo