15 outubro 2009

Salvem nossos filhotes!!!

Para não passar batido criançada vamos pedir ao papai e a mamãe para fazer parte do grupo "Salve nossos filhotes", eles merecem um mundo limpo e verde pra viver.

Você sabia?
Os ursinhos polares tem um período de gestação muito longo, de 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais e cada vez nascem menos desses fofos. Os poucos que nascem tem muita dificuldade em  sobreviver e se desnvolver isso por causa das alterações climáticas que estão destruindo seu habitat natural, as geleiras do ártico. Se esse processo não for revertido rapidamente em poucos anos não teremos mais o prazer de conviver com esses animais entre nós.
A população atual de ursos polares é estimada entre 22 000 e 27 000 indivíduos, 60% dos quais vivendo no Norte do Canadá.

As ararinhas azuis, esses lindos seres que enfeitam nossa natureza, estão a um passo da extinção total. A ararinha faz ninho em ocos de árvores bem altas e antigas. Em 2000 foi considerada extinta na natureza quando o seu último exemplar livre conhecido foi capturado. Atualmente existem apenas 78 exemplares da ararinha-azul no mundo, o que as torna uma das mais raras espécies vivas.
Apenas oito podem ser encontrados no Brasil, sendo que dois estão em exposição no Zoologico de São Paulo. Apesar de serem um casal, as ararinhas do Zoológico de São Paulo, ainda não tiveram filhotes, pois são jovens. A reprodução em cativeiro é muito rara.

Os elefantinhos, esses pequenos gigantes, que nascem pesando cerca de 90 kgs demoram cerca de 20 a 22 meses para nascer, imagina o que pode acontecer  durante esse periodo. Assim como o desenvolvimento do animal que leva anos para atingir a idade adulta.
O enorme tamanho do bebê pode esconder a fragilidade deles em sobreviver a condições desastrosas de degradação do seu habitat. A caça, a degradação da natureza são fatores que podem levar a perda dessas maravilhosas criaturinhas antes mesmo de nascerem.
Atualmente todas as espécies de elefantes são considerados como espécies em perigo de extinção.

O peixe boi possue uma taxa reprodutiva muito baixa pois a fêmea tem geralmente um filhote, mas há casos de nascimentos de gêmeos, até mesmo em cativeiro. A reprodução da espécie é lenta, pois o período de gestação é longo: treze meses. Depois, a mãe amamenta o filhote durante um período entre um e dois anos. Por causa disso, a fêmea tem apenas um filhote a cada quatro anos, pois ela só volta a entrar no cio outra vez um ano depois de desmamar. O que torna cada vez mais raro encontrar um desses lindos bichihos nadando pelas águas dos rios e mares pelo planeta. A população de peixes-bois na Florida provavelmente está entre 1.000 e 3.000 individuos, os censos de peixe-boi são altamente variáveis, sem uma maneira de calcular números exatos.

As tartaruguinhas marinhas, pequeninas e indefesas, tem muita dificuldade de fugir dos predadores e chegarem as águas profundas do oceano para se desenvolver até chegar a idade adulta. Após atingir a maturidade sexual, em muitas espécies apenas por volta dos 30 anos, a fêmea regressa à praia onde nasceu para enterrar os seus ovos na areia. As tartarugas são extremamente fiéis a este local e não nidificam noutras praias.Calcula-se que apenas 1 em 100 filhotinhos consiga atingir a maturidade. A sobrevivência das tartarugas marinhas continua em risco, após muitos anos de caça intensiva pela sua carapaça, carne e gordura. 
Atualmente a caça está controlada mas estes animais continuam a estar ameaçados pelas redes de pesca que matam cerca de 40.000 exemplares por ano. Outra das maiores ameaças é o desenvolvimento costeiro nas áreas de nidificação, que impede as fêmeas de pôr os ovos e impossibilita a sua reprodução.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo