05 setembro 2009

Dia da Amazônia: 5 de Setembro.


A Amazônia é constituída por varios ecossistemas estes estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e pequena parte do Maranão, Tocantins e Mato Grosso. Inclui também zonas de transição com os biomas vizinhos, Cerrado, Caatinga e Pantanal.

A Floresta Amazônica possui 60% de sua cobertura em território brasileiro. É a maior floresta Tropical do mundo, possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 50 metros acima do solo. A maior parte de seus sete milhões de km² é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planicie de 130 a 200 metros de altitude.

A dificuldade para a entrada de luz pela abundância de copas faz com que a vegetação rasteira seja muito escassa na Amazônia, bem como os animais que habitam o solo e precisam desta vegetação. A maior parte da fauna amazônica é composta de animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros. Não existem animais de grande porte. Entre as aves da copa estão os papagaios, tucanos e pica-paus. Entre os mamíferos estão os morcegos, roedores, macacos e marsupiais.

O Rio Amazonas por muito tempo foi considerado o mais caudaloso do mundo e o segundo em comprimento, porém pesquisas recentes o apontam também como o rio mais longo do mundo e é o rio com a maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km², grande parte deles de Selva Tropical. Em média, na estação seca, 110.000 km² estão submersas, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350.000 km². No seu ponto mais largo atinge na época seca 11 km de largura, que se transformam em 45 km na estação das chuvas. O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolivia, Peru, Colombia, Venezuela, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil.

Nos últimos 50 anos o governo brasileiro vem tentando integrar o território amazônico com uma série de iniciativas que recebem muitas críticas dos especialistas e da comunidade internacional, inclusive algumas experiências de agricultura em modelo europeu e a instalação da Zona Franca de Manaus, um centro industrial em meio à floresta.

Mais recentemente tem havido iniciativas governamentais de criação de reservas extrativistas, como as do Acre e da Terra do Meio. Entretanto, como em várias outras áreas da Amazônia Legal, estas também têm sofrido com agressões ambientais de madeireiros e grandes latifundiários.

A taxa anual de desmatamento na Amazônia cresceu de 1990 a 2003 devido a fatores locais, nacionais e internacionais. 70% da área anteriormente coberta por floresta e 91% da área desmatada desde 1970, é usada como pastagem. Além disso, o Brasil é atualmente o segundo maior produtor global de soja atrás apenas dos EUA, usada majoritariamente como ração para animais. À medida que o preço da soja sobe, os produtores avançam para o norte, em direção às áreas ainda cobertas por floresta. Cientistas usando dados de satélites da NASA constataram que a ocupação por áreas de agricultura mecanizada tem tornado-se, recentemente, uma força significativa no desmatamento da Amazônia brasileira.

3 Comentários:

Gislene disse...

ELA ESTÁ AÍ!
NOSSO DEVER É O DE ZELAR POR ELA!
NÃO SÓ OS BRASILEIROS, MAS, TODO O MUNDO!
FICAR EM CIMA DESSES POLÍTICOS!
ELA É FUNDAMENTAL PRO PLANETA, QUE JÁ ESTÁ TÃO DESTRUÍDO!
ABRAÇO, Gislene.

brasildobem disse...

Gislene tem toda a razão, a Floresta Amazônica, antes de ser nossa é do mundo, e temos obrigação de cuidá-la para não ser exterminada em um futuro próximo.
Abraços,
Janeisa

Cleisson disse...

Com certeza amigas, nós por mais distantes que vivemos da Amazônia sabemos que o resultado do trabalho dessa floresta está presente em cada canto do planeta.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo