20 setembro 2009

Cerrado é mais desmatado que Amazônia

O Brasil desmata anualmente 20 mil quilometros quadrados do Cerrado o dobro do desmatamento da Amazônia. A constatação é parte de um estudo do MMA que conclui que a degradação do cerrado é responsável pelo mesmo nível de emissões de gás carbônico que a floresta amazônica.

O ministro do meio ambiente CarlosMinc anunciou a abertura de consulta pública para o PPCerrado Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado.

A partir de junho de 2010, segundo ele, será possível apresentar metas de redução do desmatamento de todos os biomas. "O cerrado é fonte da maior parte do manancial de águas do país e não pode ser prejudicado pelo agronegócio" disse Minc.

“Há dez anos, segundo nossos dados, tanto na Amazônia como no cerrado eram desmatados 20 mil quilômetros quadrados por ano. Felizmente conseguimos, por meio dos programas tocados pelo governo, reduzir pela metade o desmatamento no bioma amazônico. A má notícia é que ainda não conseguimos fazer isso pelo cerrado”, disse Minc.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 Km2 , abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goias, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato grosso do Sul, Mato Grosso, Piaui e o Distrito Federal.

É cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.

Grande parte do Cerrado já foi destruída, em especial para a instalação de cidades e plantações, o que o torna um bioma muito mais ameaçado do que a Amazônia.

Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é riquíssima. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional, com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

No ambiente do Cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espécies de mamíferos pertencentes a 67 gêneros estão no Cerrado. Apresenta mais de 830 espécies de aves, 150 de anfibios das quais 45 são endêmicas, 120 espécies de repteis das quais 45 são endêmicas. Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo