23 agosto 2009

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são amplamente aceitos pelo público leigo sendo considerados mais saudáveis que os alimentos convencionais, embora as pesquisas a respeito não sejam conclusivas.

Os animais alimentados com dietas orgânicas parecem ter uma saúde melhor e melhor desempenho reprodutivo, mas testes semelhantes em humanos não foram executados.

Em alguns vegetais e cereais há uma menor concentração de proteína, mas de qualidade superior. Os nutrientes parecem ser semelhantes, com exceção de uma tendência ligeiramente mais elevada de vitamina C em alimentos orgânicos.

Apenas conclusões preliminares podem ser tiradas sobre a segurança dos alimentos orgânicos. O produto orgânico tem menos resíduos de agrotóxicos, mas estes resíduos geralmente são inferiores ao aceitável para a ingestão e seu impacto na saúde é questionável. Os alimentos orgânicos também parecem ter menor concentração de nitrato, mas o impacto na saúde dos nitratos é debatido.

Em ambos os alimentos orgânicos e convencionais são esperadas concentrações semelhantes de poluentes orgânicos persistentes e metais pesados. Os dados são limitados sobre os pesticidas naturais das plantas e seus efeitos na saúde, bem como os riscos relativos de bactérias patógenicas.

Foram levantadas questões sobre o maior custo dos alimentos orgânicos, variam de 45 a 200%, o que poderia limitar o consumo recomendado de 5 porções diárias de vegetais e frutas, que são conhecidas por melhorar a saúde, independentemente de serem orgânicas ou convencionais.

Dois estudos demonstraram que as crianças alimentadas com dietas orgânicas estavam expostas a pesticidas organofosforados significativamente menos do que crianças alimentadas com dietas convencionais. Embora os pesquisadores não tenham coletado resultados sobre a saúde, neste estudo, eles concluíram que "é intuitivo supor que as crianças cuja dieta consiste de alimentos orgânicos teriam uma menor probabilidade de riscos para a saúde neurológica ".

Um estudo de 2007 revelou que o consumo de leite orgânico está associado com uma diminuição no risco de eczema, embora nenhum benefício semelhante foi encontrado para frutas, legumes, ou carnes. Extensa investigação científica está sendo realizada na Suíça, em mais de 200 fazendas para determinar as diferenças na qualidade dos alimentos biológicos em relação ao convencional, além de outros testes.

Cientistas afirmam que "os produtos orgânicos destacam-se como tendo altos níveis de compostos secundários de plantas e vitamina C. No caso do leite e da carne, o perfil de ácidos graxos é muitas vezes melhor do ponto de vista nutricional. Quanto aos carboidratos e sais minerais, os produtos orgânicos não são diferentes dos produtos convencionais. entanto, em relação aos indesejáveis como os nitratos e pesticidas, os produtos orgânicos têm uma clara vantagem. Um estudo recente descobriu que o produto orgânica tem o dobro de flavonóides, um antioxidante importante. Um estudo de 2007 revelou que os kiwis cultivados organicamente tinham mais antioxidantes do que os kiwis convencionais.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo