03 julho 2009

Energia renovável

A energia renovável é a energia gerada a partir de recursos naturais, tais como sol, vento, chuva, marés e de calor geotérmico, que são renováveis ou seja naturalmente reabastecidos. Em 2006, cerca de 18% do consumo energético global veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da biomassa tradicional, tais como a queima de madeira.

A hidroeletricidade foi a segunda maior fonte renovável, fornecendo 3% do consumo mundial de energia e 15% do total do consumo de electricidade. A energia eólica está crescendo à taxa de 30 por cento anualmente a nível mundial, com uma capacidade instalada de 121.000 megawatts em 2008 e é amplamente utilizada em países europeus e nos Estados Unidos.

O relatório anual sobre a produção industrial pela enérgia fotovoltaica, a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, atingiu 6.900 MW em 2008 e as centrais de enrgia fotovotáicas são muito populares na Alemanha e na Espanha. Centrais térmicas solares funcionam nos E.U.A. e na Espanha, a maior destas é de 354 MW segs no Deserto Mojave. Os maiores produtores do mundo de energia geotérmica são os Gêiseres na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW.

O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de etanol (combustível) a partir de cana-de-açúcar que agora fornece 18 por cento dos combustíveis para veículos automóveis do país. O etanol é também amplamente disponível nos E.U.A..

Enquanto a maioria dos projetos de energias renováveis são de produção em grande escala, as tecnologias renováveis também são adequados para pequenas aplicações, por vezes em zonas rurais e remotas, onde a energia é, muitas vezes, crucial para o desenvolvimento humano.
O Quênia tem os mais altos indices de venda de sistemas de enérgia solar domestica do mundo com cerca de 30.000 sistemas vendidos por ano.

Algumas tecnologias de energias renováveis são criticadas por serem intermitentes ou feias, mas o domínio das energias renováveis no mercado continua a crescer. As preocupações com as alterações climáticas juntamente com os preços elevados do petróleo e o crescente apoio governamental além dos incentivos tornam cada vez maiores as condições de consumo e comercialização da energia renovável.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo