21 junho 2009

As mudanças na temperatura do Planeta

As maiores indicações do aquecimento global são as mudanças na temperatura da superfície Terrestre. Esta temperatura média global aumentou 0,75 ° C em relação ao período de 1860-1900. O efeito da ilha de calor urbano é estimado em cerca de 0,002 º C de aquecimento por década desde 1900. As temperaturas mais baixas na troposfera, aumentaram entre 0,12 e 0,22 ° C por década desde 1979, segundo as medições da temperatura por satélite.



Julga-se que a temperatura teria sido relativamente estável até um ou dois mil anos antes de 1850, com oscilações variando regionalmente, como o período quente medieval ou a Pequena Era Glacial.



Com base em estimativas da NASA 2005 foi o ano mais quente desde que as medições generalizadas por instrumentos tornaram-se disponíveis, no final dos anos 1800, ultrapassando o recorde anterior fixado em 1998 por alguns centésimos de grau. Já estimativas elaboradas pela Organização Meteorológica Mundial e Unidade de Pesquisa Climática concluiu que 2005 foi o segundo ano mais quente, atrás de 1998. As temperaturas em 1998 foram excepcionalmente quentes, porque o El Niño mais forte do século passado ocorreu durante esse ano.



As temperaturas variam ao longo do globo. Desde 1979, as temperaturas na Terra têm aumentado cerca de duas vezes mais rápido que as temperaturas do oceano, 0,25 ° C por década contra 0,13 ° C por década. As temperaturas dos oceanos aumentam mais lentamente do que da terra devido ao maior calor efetivo dos oceanos e porque o oceano perde mais calor por evaporação.



O Hemisfério Norte aquece mais rápido do que o Hemisfério Sul, pois tem mais terra e porque tem extensas áreas de neve sazonal e mar gelado. Embora mais gases com efeito de estufa são liberados no Sul do Hemisfério Norte este não contribui para a diferença de aquecimento, porque os principais gases com efeito de estufa persistem por muito tempo e misturam entre os hemisférios.



A inércia térmica dos oceanos e a lenta resposta de outros efeitos indiretos significa que pode demorar séculos ou mais para se adaptarem às mudanças. Estudos indicam que, mesmo que os gases estufa se estabilizem em 2000, os níveis atuais provocariam ainda mais um aquecimento de cerca de 0,5 ° C.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo