08 maio 2009

Top 10 do Planeta - Dicas pasra alimentação das gestantes

  • No inverno é preciso consumir alimentos que aqueçam o corpo como folhas amargas e fibrosas, maior quantidade de sais minerais e menos líquidos.
  • Se estiver com enjoo experimente, por exemplo, um picolé de limão, é isso mesmo gelado e com sabor cítrico são ótimos nesses casos. Pode ser um copo de água gelada com algumas gotas de limão.
  • Passe longe das gorduras, frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
  • Prepare os alimentos com o mínimo de óleo vegetal: soja, milho, açafrão, girassol, nunca use gordura sólida: manteiga, margarina, banha.
  • Reduza a quantidade de sal na hora do cozimento dos alimentos e dê um tempo no petiscos azeitonas, biscoitinhos salgados, frios em geral.
  • As carnes em geral boi, aves, peixes são itens importantes no seu cardápio por conterem ferro. A absorção desse mineral obtido de uma fonte animal é mais eficiente do que o extraído dos vegetais.
  • Água e suco à vontade. De preferência, entre as refeições.
  • Leite e derivados são ótimos por causa da quantidade de cálcio que possuem.
  • A ingestão de grãos, feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas é importante na gestação e é preferível consumi-los no almoço, para facilitar a digestão.
  • Os cereais como arroz, trigo, aveia, centeio, milho, os tubérculos como as batatas e raízes aipim, inhame, cará são poderosas fontes de energia.

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