29 maio 2009

O surto da Gripe A- H1N1

A Organização Mundial da Saúde OMS declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril a mesma organização elevou o nível de alerta pandémico para 4, o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta, o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. A escala da OMS vai de 1 a 6.

1 de Maio - É registrado o primeiro caso da doença na Dinamarca.
3 de Maio - A Colômbia registra o primeiro caso de H1N1 no país, tornando-se o primeiro país da América do Sul a confirmar caso de infecção pela gripe suína.
4 de Maio - É confirmado o primeiro caso de infecção em Portugal. Os casos de gripe chegam a 1003 em todo o mundo. 20 países estão atingidos.
5 de Maio - Guatemala confirma 1º caso da nova gripe. É anunciada a segunda morte nos Estados Unidos da América, uma mulher do estado do Texas.
7 de Maio - 4 primeiros casos da doença são confirmados pelo Ministério da Saúde no Brasil e o 1º caso é confirmado pela Argentina.
8 de Maio - A ministra da Saúde do Panamá Rosario Turner, confirmou o 1º caso de gripe suína no país. Autoridades de saúde da província de Alberta no Canadá confirmaram a 1ª morte pela gripe A (H1N1) no país, a vítima foi uma mulher de cerca de 30 anos e que não havia viajado para o México.
9 de Maio - Japão, Noruega e Austrália registram oficialmente seus primeiros casos de contaminação por H1N1. Neste dia, regista-se também a primeira morte na Costa Rica devido à gripe A H1N1. A Costa Rica torna-se assim o quarto pais a registar casos mortais. Os casos de gripe A H1N1 chegam a 3.440 em todo o mundo.
10 de Maio - Os Estados Unidos confirmam a 3ª morte por gripe A H1N1. O número de casos de gripe suína saltaram de 3.440 para 4.379 em 29 países, segundo a OMS.
11 de Maio - A República Popular da China confirma seu primeiro caso de gripe suina em território continental. O número de mortes confirmadas no México por causa da epidemia de gripe A H1N1 aumentou de 48 para 56, e de infectados vivos de 1.578 para 2.003, segundo relatório divulgado pelo ministro da Saúde do México, José Ángel Córdova.
24 de Maio - Os Emirados Árabes Unidos confirmam 1º caso da "gripe suína"

Segundo um documento divulgado pela OMS, o perigo da epidemia mundial reside no fato de que "a maioria das pessoas, especialmente todos aqueles que não têm contato regular com porcos, não estão imunizados frente aos vírus suínos". "Se um vírus suíno estabelece uma transmissão efetiva de humano a humano, pode causar uma pandemia de gripe, cujo impacto é difícil de prever".

2 Comentários:

Blog da Água disse...

Oi, Cleisson!
Obrigada pela visita e pelo recado!
Agora sou seguidora e vou ler tudo com calma pelo GReader.
Te linkei, ok?
Abraços,
RaquelAlmeida
Volta Redonda, RJ

Cristina e Márcia disse...

Cleisson,adoramos sua visita!É gratificante ver crescer o número de blogs preocupados com o nosso planeta Terra.Estamos juntos nessa luta pela vida!!! Seremos suas seguidoras,seja também nosso seguidor nos Olhos da Natureza,tá?
Bjs,
Cris e Márcia

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo