18 maio 2009

Falsos amigos da sua dieta

Nem todo produto light é menos calórico. "Esses alimentos apresentam pelo menos 25% de redução de um ingrediente em comparação ao produto original, como carboidratos, gorduras, proteínas ou sódio. Porém, isso não implica uma redução de calorias.

Produtos diet também podem ser bem calóricos. Indicados para quem segue dietas restritivas como diabéticos, hipertensos ou alérgicos à lactose, neles foi eliminado pelo menos um componente da fórmula original.Leia atentamente o rótulo do produto para saber qual é o nutriente que saiu da fórmula e se ele é realmente menos calórico. E não se esqueça de que, sozinhos, esses produtos não emagrecem.

A frutose, o açúcar das frutas, encontrado também em refrescos, geléias, chocolates em barra e em pó, é um carboidrato que pesa na balança. A frutose também dificulta o controle do diabetes e aumenta o nível de triglicérides. O ideal é limitar o consumo diário de frutas a três ou quatro por dia, no máximo. E ainda assim dar preferência às variedades menos doces.

Deixar de lado uma refeição almoço ou jantar, por exemplo, parece um jeito fácil de comer menos. Mas, na verdade, a matemática da boa forma funciona ao contrário: menos refeições geram mais peso na balança. Se você fica muito tempo sem comer, seu organismo tem medo de passar fome e, para se prevenir, começa a estocar gordura. Faça várias refeições pequenas ao longo do dia: café-da-manhã, lanche matinal, almoço, lanche da tarde, jantar e uma ceia leve. E não tenha pressa à mesa: quando você come muito rápido, nem se dá conta do que está mandando para dentro e tende a exagerar.

Não adianta recorrer ao cafezinho várias vezes por dia para diminuir sua ânsia por guloseimas. Além de não eliminar a vontade de comer doces e massas, tomar muito café provoca ansiedade.

Não adianta se exercitar durante horas e mandar bala na comida depois. Se seu gasto de energia é muito grande, você sente mais fome e exagera no prato.

Capriche na ingestão de proteínas apenas se você pratica esporte ou quer ganhar massa magra na musculação. Quem treina precisa de suplementação alimentar, pois as proteínas ajudam a reestruturar os músculos que são exigidos durante o exercício.

Não aumente o consumo de determinado alimento só porque ele é integral. Mas não depreze os pães e massas feitos de farinha integral, pois as fibras atrapalham a digestão dos carboidratos e fazem o açúcar cair mais lentamente na circulação, aumentando a sensação de saciedade.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo