07 abril 2009

Top 10 do Planeta - Frutas ricas em vitaminas

Laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo. É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas. A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.


Banana: é rica em carboidratos, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Atua como calmante intestinal, por estimular o apetite, e possui funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição.

Melão: é rico em vitaminas A, C e complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Possui grande quantidade de celulose, que lhe dá uma leve função laxante.

Acerola é uma fruta de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo e o cheiro é semelhante ao da maça. Uma fruta possui aproximadamente um grama de Vitamina C (ácido ascórbico). Além da vitamina C, a acerola apresentação boas quantidades de: cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, B1, B2 e B3.

Açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Abacaxi é uma fruta com uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A. Do suco do abacaxi é retirado ácido cítrico, ácido ascórbico (vitamina C), ácido málico e bromelina. Este suco natural possui cerca de 10% de açúcar (frutose). Um abacaxi maduro pesa de 2 a 3 quilos. Muitas pessoas utilizam a casca do abacaxi para fazer doces.

Goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, possui também vitamina A e, vitamina B1. Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta.
Abacate é rico em gorduras e proteínas, o abacate é excelente para pessoas fracas e desnutridas porque facilita o processo de digestão, elimina dores e acaba com a prisão de ventre. Apesar de rico em gordura vegetal, ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago. O abacate contém muito Fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.
Caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju preparam-se sucos, mel, doces, passas, rapaduras e cajuína. A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco, vitaminas A, D, K, PP e principalmente a E, carboidratos, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
Pera possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, Ainda contem vitaminas A e C e sais minerais incluindo o Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro , Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

1 Comentário:

Anônimo disse...

segundo o site a BANANA E A CAMPEÃ

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