O estado de conservação das espécies.
O estado de conservação de uma espécie é um indicador da probabilidade de que esta espécie ameaçada continue a existir. Os fatores usados nesta classificação incluem a amplitude de distribuição da espécie, o nível de ameaça a que está sujeita, a variação do tamanho da população, e outros.
Entre as classificações do estado de conservação das espécies animais e vegetais, a Lista Vermelha da UICN,União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais´, é a mais conhecida.
A UICN usa as seguintes categorias:
Extinta Ex: o último representante de espécie já morreu, ou se supõe que tenha morrido. Exemplo Pássaros Dodo, Mamute.
Extinta na natureza EW: existem indivíduos em cativeiro, mas não há mais populações naturais. Exemplo: Dromedário, ararimha azul.
Crítica ou criticamente ameaçada CR: sofre risco extremamente alto de extinção num futuro próximo. Exemplo: Mico Leão Dourado.
Em perigo EN: sofre risco muito alto de extinção num futuro próximo. Exemplo: Arara Vermelha, Tigre.
Vulnerável VU: sofre alto risco de extinção a médio prazo. Exemplos: Chita, camelo-bactriano.
Quase ameaçada NT: ainda não sofre risco de extinção, mas as ameaças sobre ela são crescentes. Exemplo: Elefante.
Segura ou pouco preocupante LC: não sofre ameaça imediata a sua sobrevivência. Exemplo: Garoupa Negra, Pardal.
Fatores que influenciam na classificação das espécies quanto ao estado de conservação:
Tamanho da área de disitribuição: ampla em vários biomas, ampla em apenas um bioma, restrita em um bioma ou micro-região, restrita e microendêmica.
Alterações ambientais: habitat natural com pouca ação antrópica, com moderada pressão antrópica no máximo estradas asfaltadas, habitat natural quase totalmente destruído ou descaracterizado.
Amplitude de distribuição: grande ocorrência em ambientes secundários, sobrevive em ambientes secundários, ocorre em ambientes secundários mas depende de populações em ambientes primários, só ocorre em vegetação primária.
Variação populacional do táxon: é muito frequente ao longo de sua área de distribuição, é frequente, é pouco frequente, é raro.
Variação populacional: populações estáveis ou crescentes, populações declinando a um ritmo lento, a um ritmo moderado, com acentuada redução.
Naked pic naked movies celebritynaked
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson