14 abril 2009

Como conservar os alimentos

Para preservar melhor nossos alimentos demos seguir

Um dos mais antigos métodos de preservação de alimentos é de secagem o que reduz a atividade de água suficiente para prevenir ou retardar o crescimento bacteriano. A secagem também reduz o peso, tornando as comidas mais portáteis. A maioria dos tipos de carne podem ser secas, muitos frutos também podem ser, por exemplo, o processo é frequentemente aplicada a maçãs, peras, bananas, manga, mamão, damasco e coco. A secagem é também o meio normal de preservação de cereais como o trigo, milho, aveia, cevada, arroz, milho e centeio.

O congelamento é também um dos mais comuns metodos utilizados comercialmente no mercado interno para a preservação de um vasto leque de géneros alimentícios, incluindo alimentos preparados para animais, que não teria exigido congelamento nos seus estagios anteriores. Por exemplo, batata waffles são guardados no congelador, mas eles requerem apenas que a batata esteja fria num local escuro para garantir muitos meses de armazenamento. Frigoríficos fornecem grande volume a longo prazo para a armazenagem estratégica de alimentos existentes em caso de emergência nacional em muitos países.

Vácuo é usado em embalagens de alimentos normalmente como um saco sem ar apertado. O ambiente de vácuo tira o oxigênio necessário para a sobrevivência das bactérias. Embalagens a vácuo são comumente usadas para o armazenamento de frutos de casca rija para reduzir a perda de sabor de oxidação.

Salgar e curar retira a umidade da carne através de um processo de osmose. A carne é curada com sal ou açúcar, ou uma combinação dos dois. Nitratos e nitritos são também frequentemente utilizados para curar carne e contribui para a característica cor rosa, bem como a inibição do Clostridium botulinum.

Carnes, peixes e outros alimentos podem ser preservados e mantido o sabor, através do uso do fumo, tipicamente em uma defumadouro. A combinação de calor para secar o alimento sem cozimento e para a adição da hidrocarbonetos aromáticos da fumaça preserva o alimento.

O açúcar é usado para preservar frutos, quer em calda com frutas tais como maçãs, pêras, pêssegos, damascos, ameixas ou cristalizadas na forma em que o material seja preservado cozido em açúcar até o ponto de cristalização e o produto obtido é então armazenada seco.

Decapagem é um método de conservar alimentos em um líquido comestível antimicrobiano.

1 Comentário:

Ana Beatriz Da Silva Santori disse...

olha o blog e maneiro mas tem mts palavras dificies ai eu ñ consigo entender eu usei o texto no meu trabalho e minha prof gostou gostei melhorem isso ok bjs

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo