Biólogo mineiro batiza abelha 'atleticana' na Mata Atlântica
Eulaema atleticana: Atlético-MG dá nome a abelha
André Nemésio é torcedor do Atlético-MG e fez homenagem ao time. Uma rara espécie de abelha, que vive na Mata Atlântica brasileira, foi descoberta pelo biólogo e fanático torcedor do galo, pós-doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Trata-se de um inseto negro, com o abdome listrado em amarelo claro e recebe o nome de Eulaema atleticana, em homenagem ao clube mineiro. Pelas regras científicas, que são internacionais, o nome passa a valer quando publicado em revista especializada. Segundo o biólogo, o periódico Zootaxa, da Nova Zelândia, deve registrar a nova espécie em sua edição nesta terça-feira 17/03/09.
A publicação de matéria na revista Zootaxa, sobre o biólogo atleticano, especialista em abelhas da subtribo Euglossina, que identificou sete novas espécies de abelha da mata atlântica, denominando uma delas como Eulaema atleticana, ganhou repercussão em diversos outros veículos de comunicação de todo o mundo.
Na descrição oficial da abelha, o autor explica aos cientistas de todo o mundo a origem do batismo. Ele foi entrevistado pela equipe da revista, uma das publicações mais conceituadas no tema taxonomia - ciência que descreve espécies. "O padrão de listras pretas e douradas do corpo da abelha lembra o padrão de listras da camisa do Galo. Daí o nome mineiro - apesar de a espécie ter sido descoberta na Bahia".
4 Comentários:
Thank you for sharing this. It was helpful. Keep sharing such things.
I love to explore such things, especially about the ocean and sea things.
Even though I am here for the first time, I am very impressed with your post. Thanks for sharing.
Muito obrigado por compartilhar isso. Gostava de ver mais destes no futuro. Mantenha o bom trabalho!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson