17 março 2009

Tradição e sabores da culinária chinesa

A Culinária da China, assim como qualquer outra gastronomia oriental, é ampla e apimentada. Bastante temperada, é famosa mundialmente.

A culinária de Shanghai é leve e delicada, preserva o sabor original dos ingredientes.
Shanghai é um paraíso para os apreciadores da boa comida, com mais de mil restaurantes servindo 16 dos mais famosos estilos da culinária chinesa, como os de Beijing, Sichuan, Guangdong, Yangzhou e Fujian, da cozinha internacional. É uma das culinárias mais famosas. Ela é muito aberta: baseada na culinária local, ela combinou e absorveu vantagens de diversas culinárias, incluindo culinárias vegetais e européias.


Alguns pratos típicos da culinária chinesa:
Caranguejo cozido no vapor - o segredo do prato é o caranguejo, que é uma especialidade do Rio Yang Tzé;
Song Shu Gui Yu - peixe na forma de esquilo. O peixe é frito, servido no molho da cor de ouro. A pele do peixe é crocante, e a carne é fina. Tem sabor doce e azedo. A forma do peixe parece um esquilo, daí vem o nome do prato;
Qing Tang Yu Wan - Sopa de bolinhos de peixe. A sopa é clara, os bolinhos são brancos, delicados e lisos. A sopa é feita com bacon, cogumelos, brotos de bambu e ervilhas;
Chun Juan - rolinho da primavera. É uma comida comum na China, e no sul é mais famosa. A comida é frita, feita com legumes da primavera enrolados numa capa de farinha de trigo. Tradicionalmente serve-se a comida na primavera, hoje em todas as estações e servido com molho agridoce.
Yang Zhou Chao Fan - arroz frito à maneira de Yang Zhou. É frito junto com bacon, ovo, camarão e legumes da estação.
Bolinho de arroz recheado - há 2.200 anos, quando invasores chegaram à China e o pai do poeta Qu Yuan suicidou-se, Qu Yuan se jogou no rio. Para que o dragão não o ferisse, o povo fez bolinhos de arroz e jogou no rio. Por isso, todo mês de maio, os chineses fazem esta comida em memória de Qu.
Tofu recheado - Zhu Yuanzhang, o fundador da dinastia Ming, passava fome quando jovem. Bateu à porta de uma senhora para pedir comida. A senhora serviu-lhe sobras de tofu, recheou com carne e acrescentou verduras cozidas. O prato saboroso ficou na memória do jovem. Ao tornar-se imperador, ordenou que a iguaria constasse do cardápio real.
Camarão-trovão - é um camarão com molho de tomate pouco apimentado. Quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz o som de trovão e chuva. É o único prato que "canta". Na 2ª Guerra Mundial, a primeira-dama da China, Shong Meilin, fez um banquete para os aliados. Serviu este prato, e o general americano gostou muito. Ao perguntar o nome, Shong Meilin respondeu: "Bomba de Tóquio".
Camarão à moda de Shanghai - é um camarão cinza sem casca, temperado com sal, pimenta-do-reino e maisena. Depois de frito e escorrido, é refogado rapidamente em fogo alto, com saquê chinês e cebolinha verde.


Além do conceito do yin e yang, existe o conceito dos cinco elementos. Os chineses acreditam que estejamos cercados por cinco campos de energia: fogo, madeira, terra, metal e água. Na culinária esses elementos são representados pelos cinco sabores:
Amargo - Fogo
Azedo - Madeira
Picante - Metal
Doce - Terra
Salgado - Água

A medicina chinesa diz que para tratar corretamente um paciente você deve saber o estado dos cinco elementos no corpo daquela pessoa. A deficiência ou o excesso de um dos elementos pode levar a doenças.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo