09 março 2009

Alimentos ricos em vitaminas

Alimentos ricos em Vitamina A
São alimentos ricos em vitamina A alimentos de origem animal:
Fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, queijos gordurosos, oleo de fígado de bacalhau.
Existem diversos vegetais que possuem carotenóides (beta-carotenos) que são convertidos em vitamina A pelo organismo. São, além dos vegetais folhosos verde-escuros e vegetais amarelo-alaranjados, frutas e legumes com essas colorações:
Cenoura, folha de Brócolis, batata-doce, couve, Grelos, espinafre, abóbora, tomate, manga.

Vitamina D
A exposição ao sol desencadeia a produção de vitamina D na pele. Alguns alimentos também representam uma fonte desta vitamina. O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D.

A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Poucos alimentos são considerados fontes de vitamina D, mas entre eles encontram-se a gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixes como a cavala, o salmão e o arenque. Embora em menor quantidade, a sardinha e o atum também têm vitamina D.

Vitamina K
A vitamina K denota um grupo de vitaminas lipofílicas e hidrofóbicas, que são necessárias para a modificação pós-tradicional de certas proteínas, principalmente necessárias para a coagulação do sangue.
A vitamina K2 (menaquinona, menatetrenona) é produzida normalmente pelas bactérias dos intestinos, e a sua deficiência na dieta é extremamente rara, a menos que os intestinos estejam muito danificados.
Fontes de vitamina K: Fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha, óleos vegetais, sementes de soja, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, aspargos, manteiga, queijo, carne de vaca e de porco, presunto, cenouras e milho.

Fontes alimentares vitamina C
Acerola 1 copo (250 ml) = 3.872 mg, Mamão (ou papaia)100 gramas = 62 mg, Laranja 1 copo (250ml) = 124 mg, Limão(fresco) 100 ml = 46 mg, Melão, Brócolis, Morangos 100 gramas = 57 mg, Manga, Kiwi 100 gramas= 98 mg, Cantalupo 100 gramas= 26 mg, Grapefruit(pomelo), Pimentão (vermelho ou verde), Couve, Ervilha, Caju, Camu-camu 100 gramas = 6.000 mg
Goiaba100 gramas = 183 mg, Tomate.

Complexo B
O complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular.

As diferentes vitaminas B são provenientes de diferentes fontes naturais, tais como batatas, bananas, lentilhas, chile, pimentas, óleo de fígado, fígado, peru, atum, levedura nutricional ou levedura de cerveja e melaço. Marmite e Vegemite fatura-se como "uma das mais ricas fontes de vitamina B conhecidas do mundo". Como seria de esperar, devido ao seu elevado teor de levedura de cerveja, a cerveja é uma fonte de vitaminas B.


O segredo está na utilização de doses balanceadas para proteger a saúde.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo