12 fevereiro 2009

Impacto das ações humanas sobre a biodiversidade global

Ecossistemas saudáveis proporcionam bens e serviços vitais para os seres humanos e outros organismos. Existem duas principais formas de reduzir os impactos negativos dos humanos e reforçar o ecossistema. A primeira é a de lidar com impactos diretos sobre a natureza humana através de medidas eficazes: a gestão humana e a gestão do consumo humano.

Gestão ambiental e manejo dos recursos naturais na escala global envolve os oceanos, sistemas de água doce, o solo e a atmosfera, mas pode ser aplicada a qualquer ecossistema de uma floresta tropical a um jardim de casa.

Gestão global da atmosfera envolve a avaliação de todos os aspectos do ciclo do carbono sobre a ação humana prvocando alterações climáticas. Isto tornou-se um importante foco de investigação científica, por causa do potencial catastrófico dos seus efeitos sobre a biodiversidade e as comunidades humanas. Um óbvio impacto humano sobre o ambiente é a poluição do ar nas nossas cidades.

Os oceanos e os seus padrões de prática tem um efeito crítico sobre o clima, condições meteorológicas e por consequencia sobre o abastecimento alimentar dos seres humanos e outros organismos. Os principais impactos ambientais ocorrem nas regiões mais habitáveis dos oceanos, costa e baías. Devido à sua vastidão dos oceanos agem como uma conveniente lixeira para dejetos humanos. As tendências de preocupação que exigem gestão incluem: aumento da temperatura das águas, branqueamento dos corais e subida do nível do mar devido às alterações climáticas, juntamente com a possibilidade de uma súbita alteração das correntes oceânicas o que poderia alterar drasticamente o clima em algumas regiões do globo.

A consciência da importância de preservação da água para os ecossistemas surgiram recentemente, durante o século 20, mais da metade das zonas húmidas do mundo foram perdidas juntamente com os seus valiosos grupos ambientais. Ricos em biodiversidade os ecossistemas de água doce estão atualmente a diminuir mais rapidamente do que os ecossistemas marinhos ou terrestres. Os ecossistemas de água doce são os mais vulneráveis do mundo de todos os principais sistemas biológicos humanos devido à necessidade de água potável, alimentos para irrigação, indústria e uso doméstico.

A mudaça na gestão dos ambientes terrestres são fundamentais para o funcionamento da biosfera, pois mudanças na proporção das terras dedicadas à agricultura, florestas, bosques, prados e pastagens têm um impacto enorme sobre a gestão da água, carbono e outros ciclos biogeoquímicos que podem ter impacto negativo sobre ambos os sistemas naturais e humano.

Uma vez que a evolução das comunidades humanas, 10.000 anos atrás, tenha acabado cerca de 47% das florestas do mundo . Nos dias atuais as florestas ocupam cerca de um quarto do espaço mundial da terra livre de gelo com cerca de metade ocorrendo nos trópicos. Em regiões temperadas e boreais a área florestal está a aumentar gradualmente, com exceção da Sibéria, mas o desmatamento nos trópicos é de grande preocupação.

Os benefícios da produção de alimentos são óbvios: sem alimentos, não podemos sobreviver. Mas a lista de custos é longa: esgotamento do solo superficial, erosão e conversão para o deserto; sobrepastoreio, salinização; sodificação; elevados níveis de utilização de combustíveis fósseis, dependência de fertilizantes inorgânicos e orgânicos sintéticos pesticidas; reduções na diversidade genética da massa utilização de monoculturas; esgotamento dos recursos hídricos, contaminação das águas superficiais e subterrâneas ; problemas sociais, incluindo o declínio da agricultura familiar e enfraquecimento das comunidades rurais.

Todos esses problemas ambientais associados à agricultura industrial e agroindustrial estão agora a ser abordadas através de movimentos, tais como a agricultura sustentável, agricultura biológica e mais sustentável práticas empresariais.

1 Comentário:

Lola disse...

Ótima postagem!!! Bastante conteúdo para ser usado...

Gostei dos temas abordados aqui, estarei acompanhando.

Abraços.

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo