21 fevereiro 2009

Jogos educativos: aprendendo sobre nutrição com o jogo da Pizza

A idéia do jogo surgiu não só a partir da constatação de que era preciso inovar na metodologia de ensino, mas também a partir da observação de que os alunos não merendavam na escola, mas compravam lanches no entorno do colégio. Ou seja: eles trocavam a refeição saudável oferecida gratuitamente na escola por doces e salgadinhos vendidos na rua.

A primeira tarefa foi descobrir qual o alimento que os alunos mais gostavam e não foi difícil constatar que a pizza era quase uma unanimidade.

O jogo é constituído das seguintes peças: um prato de papelão, que representa a massa da pizza; 33 cartas, que representam os ingredientes da pizza; duas tabelas, uma com a relação dos ingredientes e outra denominada placar alimentar; e um tubo de cola.

Cada carta apresenta uma imagem do ingrediente e informações sobre valores nutricionais, quantidade em gramas de cada nutriente e quilocalorias totais da porção.

Ao iniciar a atividade, a professora solicitava que os alunos se organizassem em duplas e cada uma delas recebia um jogo. Os estudantes eram instruídos a imaginar que estavam numa pizzaria e podiam escolher livremente até 20 ingredientes para a construção da pizza. Esta, então, era montada, colando-se as cartas relativas aos ingredientes escolhidos sobre o prato de papelão.

Após a montagem da pizza, a professora solicitava que as duplas preenchessem a tabela contendo a relação dos ingredientes. Nesta tabela, cada dupla registrava o número de porções utilizadas e seus respectivos valores calóricos. Em seguida, era preenchido o placar alimentar, indicando a freqüência com que os nutrientes apareciam na pizza construída pela dupla.

Quando as duplas terminaram, a professora expôs o placar alimentar geral da turma no quadro e os resultados permitiram algumas discussões importantes. Constatou-se, por exemplo, a baixa freqüência das diferentes vitaminas e de sais minerais nas pizzas, e a virtual impossibilidade de elaborar, com os ingredientes utilizados, pizzas com grande variedade de tais nutrientes.

Após o desenvolvimento da atividade o Jogo da Pizza, os alunos participaram de estudos dirigidos sobre proteínas, vitaminas e sais minerais. Nesta atividade, os jovens faziam leituras e realizavam exercícios que os chamavam à reflexão sobre os conteúdos apresentados.

Concluídos os estudos dirigidos, os alunos montaram outra pizza e a professora constatou algumas mudanças importantes. "Dessa vez, as duplas montaram pizzas menos calóricas, devido aos ingredientes utilizados que continham menos gordura. Outro dado observado foi a diminuição de ingredientes que continham sódio, pois a questão da hipertensão foi bastante trabalhada nos estudos dirigidos".


Para comprovar que o Jogo da Pizza era uma ferramenta eficiente para o ensino de temas relacionados a alimentos e nutrição, a professora utilizou uma atividade de livre associação, desenvolvida duas vezes, antes e depois do jogo. A atividade consistia em escrever o nome do nutriente (proteína, carboidratos, vitaminas, gorduras e sais minerais) no meio de uma folha de papel e pedir aos alunos que escrevessem ao redor palavras e frases associadas àquele nutriente. Os resultados mostraram que, depois do Jogo da Pizza, os jovens apresentavam um maior grau de compreensão sobre os nutrientes.

As preferências alimentares dos alunos são influenciadas por fatores capazes de induzir uma alimentação altamente calórica, rica em gorduras e carboidratos. "Sabemos da dificuldade em controlar o consumo de alimentos industrializados, comercializados no entorno da escola, mas é importante iniciar desde cedo o uso de metodologias diferenciadas que chamem a atenção para a importância de desenvolvermos hábitos alimentares saudáveis".

Desenvolvido pela professora Maria de Fátima Alves de Oliveira, com mais de 30 anos de carreira dando aulas de ciências, durante seu doutorado na Fiocruz, sob a orientação do professor Maurício Luz.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo