21 fevereiro 2009

Dieta saudável para evitar a ressaca pos carnaval.

Sugestões para curtir o Carnaval com saúde:

A regra é moderação, consumo razoável, sem exageros. Os principais problemas que ocorrem durante as festas de fevereiro são decorrentes do excesso de álcool e da má alimentação.

Mantenha-se hidratado, beba muita água, suco natural ou água de coco, antes durante e depois da folia. A água de coco, além de nutritiva, hidrata e tem baixo valor calórico.

Se optar por bebida alcoólica procure intercalar cada copo de bebida com um copo de água. Assim o corpo ficará hidratado e dificilmente a pessoa irá se embriagar e ter ressaca no dia seguinte.

Antes de sair para o baile de carnaval, prefira os alimentos leves e energéticos. Barra de cereais, frutas e sanduíches de pão integral com queijo branco são uma ótima opção. Alimentos gordurosos devem ser evitados, já que podem causar indisposição.

Cuidado com o abuso de bebidas energéticas e isotônicas. Os energéticos, por ter cafeína, podem causar taquicardia. Já os isotônicos em excesso podem sobrecarregar a função renal. Algumas sugestões de energéticos naturais são Guaraná com Açaí e Suco de Frutas com Clorofila.

Estrada: se a viagem for demorar muitas horas leve água e lanches leves como frutas, barras de cereal ou biscoitos integrais em sacolas térmicas. Cuidado com as comidas pesadas e gordurosas dos restaurantes à beira da estrada.

Sono: é fundamental descansar de 7 a 8 horas por dia.

Sol: filtro solar é a ordem para quem pretende pular Carnaval durante o dia. O conselho serve também para os que pretendem ir à praia ou piscina. Cuidado com o sol entre 10 e 16 horas. Uma queimadura pode acabar com sua festa.

Roupas: o ideal é usar roupas leves, frescas e claras.

Alimentos que podem ser levados sem culpa para a folia:

Barras de cereais - possuem carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais e ajudarão o folião a manter a energia e proporcionar o equilíbrio necessário ao organismo;

Barras de proteína - auxiliam o folião a não perder massa magra, pois fornecem as proteínas necessárias aos músculos. “Durante atividades com gasto energético intenso, o organismo acaba usando tecido muscular como fonte de energia, no processo chamado catabolismo”, explica Flávia Morais.

Carboidratos em gel - uma forma prática de consumo de carboidratos, que são o combustível ideal para o corpo. “Não pesam no estômago e possuem rápida absorção, além de ser ótimos para manter o rendimento do organismo durante a folia”, afirma a nutricionista.

Bebidas isotônicas - ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, além de hidratar a refrescar o corpo, ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo suor e ainda fornecem energia extra para o folião; Prefira a água de coco, uma opção de isotônico natural.

Frutas desidratadas, como a banana passa - uma forma prática e saborosa para proporcionar carboidratos, vitaminas e sais minerais ao organismo.

Guaraná - se o folião acordar com fraqueza, cansaço e fadiga, será o momento de consumo deste produto. Ele ajudará o organismo a recuperar a energia, além de estimular o sistema nervoso central e sistema cardiovascular. “Mas é preciso evitar o consumo de guaraná associado a bebidas alcoólicas”, destaca a nutricionista.

Sugestão de cardápio para ajudar a desintoxicar o organismo - A principal dica é alimentar-se com sucos, frutas e sopas leves e beber bastante líquido. A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, para ajudar na desintoxicação, como arroz integral, feijão azuki, hambúrguer de tofu/quinua grelhado, pratos com almôndega de soja, panqueca de ricota com espinafre, panqueca de cenoura, quibe com tofu, quiche de legumes e leguminosas, lentilhas, ervilha, grão de bico, soja.

Sugestões de alimentos que não podem faltar na mesa do folião após a festa:

Chá Verde - Com seu efeito estimulante, ativa o sistema imunológico, e a presença de manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2 ajudam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL e fortalece as artérias e veias.

Quinua Real - Originário dos Andes bolivianos, é um cereal selecionado pela Nasa para alimentar os astronautas em vôos de longa duração. Seu valor nutritivo só se compara ao leite materno, como um dos alimentos mais balanceados e completos do planeta.

Suco de uva orgânico – A bebida 100% natural, encontrada na rede Mundo Verde, fornece energia e combate o desgaste físico.

Suco de clorofila - Repõe todos os sais minerais, vitaminas e aminoácidos necessários para combater o desgaste físico. Batido com água de coco, além de saboroso, ajuda na hidratação.

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