Golfinho-lacustre-chinês está em perigo crítico de extinção, possivelmente extinto na natureza
O Baiji, também conhecido como Golfinho-lacustre-chinês, Golfinho do Yang-Tsé ou Golfinho Branco é um mamífero de água doce encontrado no rio Yang-Tsé na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo tal como o Boto da Amazônia, todas elas em sério risco de extinção.
O Baiji possui uma coloração que vai do cinza ao rosa claro sua nadadeira dorsal é muito baixa e de forma triangular e olhos pequenos, estes golfinhos são praticamente cegos e utilizam ondas sonoras para poder encontrar o seu alimento, têm uma média de 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.
A espécie foi considerada extinta em agosto de 2007, após uma busca de 6 semanas no rio Yang-Tsé, em dezembro de 2006, em que não foi encontrado nenhum espécime vivo. No entanto, no dia 19 desse mesmo mês, Zeng Yujiang, um morador de Tonglin, avistou um nas margens do rio e o filmou com o seu telemóvel.
O pesquisador Wang Kexiong, do Instituto de Hidrobiologia da Academia de Ciências da China, confirmou, após assistir à gravação, que se trata realmente de um baiji.
Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer como resultado direto da influência do homem. As causas principais de sua extinção foram a pesca abusiva, uma vez que a região carece de normas que coibam os abusos da atividade, a navegação excessiva, a poluição e a construção de usinas hidrelétricas incluindo a Três Gargantas, que afetaram grandemente o seu habitat natural.
Para declarar a extinção definitiva de uma espécie, é preciso passar 50 anos sem que nenhum exemplar do animal seja visto, de acordo com a União Mundial de Preservação (IUCN, em inglês).
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson