20 janeiro 2009

As castas na India

O sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são:

A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços (Kshatriya) são os militares e os governantes;
O estômago (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.

A "poeira sob os pés" não pertence às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou párias, os chamados intocáveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome de Harijan, "filhos de Deus"). São constituídos por aqueles (e seus descendentes) que violaram os códigos das castas a que inicialmente pertenciam. São considerados impuros e, por isso, ninguém ousa tocar-lhes. Fazem os trabalhos considerados mais desprezíveis: recolha de lixo, coveiros, talhantes, etc.

Brâmane é um membro da casta sacerdotal hindu. Brâmane significa literalmente "aquele que realizou / tenta realizar Brahman - a divindade". Segundo o Purusha Sukta, canto à glória de Vishnu, os brâmanes surgiram da boca do purusha.
um Brâmane ensina os Vedas. Um Brâmane se sacrifica por outros e recebe deveres da alma. Comuns a todas as castas são a reverência para com os deuses e Brâmanes”.
Sendo membros da casta mais alta, os brâmanes gozaram historicamente de posição social privilegiada - independente de sua riqueza.Culturalmente, a maioria dos Brâmanes é conhecida por praticarem um vegetarianismo rígido, apesar de, atualmente, a prática ser baseada de acordo com a região. Brâmanes agindo como padres, mas em poucas exceções, são vegetarianos.
dominância tradicional dos Brâmanes nos assuntos religiosos e administrativos na política indiana tem sido a causa de fissuras sociais profundas na sociedade indiana. Desde a década de 1950, floresceu um movimento popular anti-Bramanista, especialmente nos estados do sul.

Chátria ou Xátria(Hindi: क्षत्रिय, pelo Sânscrito क्षत्र, kṣatra) é uma das quatro varnas ou castas do hinduismo, que corresponde à classe social superior, constituída pelos governantes e militares à qual cabe, pela tradição védica, dirigir e proteger a sociedade.
No alvorecer da cultura indiana, a posição de chátria era adquirida pelo indivíduo pela sua atitude, conduta e natureza e seria própria daquele mais honrado, honesto, justo e destemido, que se dedicavam à disciplina, treinamento e educação para alcançar a perfeição.
Os chátrias ocupavam altos cargos militares ou civis. Eram reis, nobres, autoridades, senhores feudais, oficiais e guerreiros da realeza, responsáveis pelo poder político e militar. Eles teriam nascido do braço direito de Brahmā e seriam caracterizados pela compaixão.

Os Vaixás (Artesãos) formavam ao lado dos mercadores e dos camponeses o grupo dos trabalhadores braçais. Haviam também os mercadores, camponeses e burgueses arianos. Alguns artesãos enriqueciam como exportadores de jóias, metais e especiarias.
Segundo a história, eles teriam nascido das coxas de Brahmā e seriam caracterizados tanto pela paixão, quanto pela ignorância.

Os shudras são, no sistema das castas da Índia, a quarta e mais baixa casta principal.
Eles representam os camponeses, artesãos e operários da sociedade. Eles são seguidos dos intocáveis, que são a categoria que possui impurezas permanentes.

Veja tamberm:
India o país mais místico do mundo
Mahatma Gandhi

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo