22 novembro 2008

Tigre extinto é visto na China

Vários exemplares em liberdade do tigre do sul da China, uma das dez subespécies mais ameaçadas do planeta e que foi extinta no país asiático nos tempos do ex-líder Mao Tsé-tung, foram avistados no centro da China, fora de seu habitat.
Segundo a agência estatal Xinhua, vários camponeses da província central de Shaanxi avistaram um grande exemplar de mais de dois metros em junho. Uma equipe de 30 zoólogos da Universidade China do Noroeste liderada pelo professor Liu Shifeng rastreou as florestas dos distritos de Zhenping e Pingli desde então e assegura ter achado vestígios destes animais, dos quais apenas 68 exemplares sobrevivem em cativeiro e menos de 30 em liberdade na China.
"Vimos suas pegadas, ouvimos seus rugidos e falamos com os camponeses que os viram", assegurou Liu, que explicou que as pegadas de 15 centímetros de comprimento e largura com intervalos de 1 m encontradas não podem ser de leopardos ou outros felinos da região. "Todos os sinais indicam que os tigres do sul da China vagueiam por estas florestas", assegurou.
Este tigre foi considerado pelo ex-líder comunista Mao Tsé-tung uma das "pragas" a exterminar em 1959 para desenvolver a agricultura, quando ainda existiam quatro mil exemplares desta espécie no país asiático. Seu habitat natural eram as florestas úmidas do sul e leste da China (províncias de Cantão, Guangxi Zhuang, Hunan e Jiangxi) e a espécie foi considerada extinta em 1994, o que leva a descoberta em Shaanxi a ser considerada incomum.
Os especialistas do Zôo de Cantão começaram a preservar células deste tigre para evitar sua extinção. Os zoólogos consideram o tigre de Amoy, caracterizado por seu pêlo laranja, como a espécie que originou, por exemplo, o tigre siberiano, e é um dos 10 animais com mais risco de extinção no planeta.

Notícias Terra

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo