25 outubro 2008

Poluição

O lançamento de substancias dos mais variados tipos no ambiente envolve dois tipos de problemas;
1-essas substancias podem ser tóxicas ao homem , chegando a ele por meio do ar que respira, da água que bebe e dos alimentos que come.
2-tais substancias podem constituir ameaças, permitir a proliferação de microorganismos que consomem todo o oxigênio disponível na água. Isso faz com que os seres vivos que dependem de oxigênio desapareçam, restando apenas bactérias anaeróbicas no local.


A poluição das águas

A forma mais comum de poluição das águas é o lançamento de dejetos humanos nos rios e mares. O lançamento de esgoto sem tratamento nos rios acarreta sérios riscos de propagação de doenças causadas por bactérias e vírus patogênicos. Uma das soluções para o problema é tratar o esgoto antes que seja lançado nos rios.
Na verdade a melhor solução para o esgoto seria seu reaproveitamento. A água após ser removida suas impurezas e desinfetada pode ser reaproveitada para sistema de irrigação, nessas condições ela apresenta uma serie de vantagens sobre águas de outras fontes apresentando compostos e elementos químicos que enriquecem o solo.
Mais problemática que a poluição provocada pelo esgoto é a causada pela eliminação de resíduos químicos industriais, e as técnicas modernas da agricultura também contribui para a poluição, inseticidas e fertilizantes usados na lavoura acabam indo parar nos rios e lagos principalmente levado pelas chuvas .

A poluição do ar

Os principais agentes poluidores do ar são monóxido de carbono óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e partículas em suspensão.
Quem mais poluem são fabricas fundições, refinarias de petróleo, veículos automotores e laboratórios de produtos químicos.
Os efeitos desses poluentes o organismo humano podem ser perigosos.
Um dos agravantes dos problemas causados pelos poluentes é chamado inversão térmica.

Poluição do solo

Com o desmatamento e queima das florestas o solo desprotegido vem sofrendo rapidamente o processo de erosão pela ação da chuva e do vento. A erosão provoca também o assoreamento, isto é, deposito de detritos no fundo dos rios tornando-os mais rasos facilitando transbordamento e inundações.
Os lixos urbanos, industriais, radioativos, agrotóxico são também grandes destruidores do solo, podendo contaminar lençóis freáticos e poluir a água potável.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo