23 outubro 2008

Divulgada lista de espécies ameaçadas de extinção

A nova lista da Fauna de Vertebrados Ameaçados. A lista apresenta 436 espécies e subespécies que formam 17% do total de vertebrados conhecidos.Se a população não se conscientizar sobre a necessidade de proteger estas espécies, elas estão sujeitas a desaparecer em um curto prazo.

O animal eleito símbolo desta nova lista é o mico-leão-preto. Isto porque a espécie, que só existe no Estado de São Paulo, foi classificada na última listagem - datada de 1998 - como "Criticamente em Perigo" e graças aos esforços de conservação, entra na nova lista classificada como "Em Perigo". Hoje, este animal pode ser encontrado em alguns parques que cuidam da sua sobrevivência como o Parque Estadual do Morro do Diabo, a Reserva Estadual de Caetetus e Estação Ecológica do Mico Preto.

A meta da Secretaria do Meio Ambiente é a retirada da espécie das listas da fauna ameaçada.

Outras espécies conhecidas que estão ameaçadas são a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga verde, também chamada de tartaruga marinha.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a lista é fundamental para a conservação das espécies pois ajuda a elaborar planos - como restauração dos habitats, criação de parques e aumento da população através do manejo - para garantir a sobrevivência destas a longo prazo. A partir dela, também, é possível estabelecer penalidades para crimes ambientais.

A lista foi elaborada seguindo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e aponta desde espécies ameaçadas de extinção até espécies muito pouco pesquisadas, que impede o conhecimento necessário para classificá-las.

O sistema da IUCN, empregado para a elaboração da lista, também foi utilizado na realização das listas da fauna ameaçada dos estados de Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Isto permite a comparação entre os locais e o estabelecimento de um tratamento uniforme para o problema.

Fonte Terra

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo