18 outubro 2008

Dengue!!! Vamos cuidar da gente.


A Dengue é uma doença grave causada por um arbovirus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
É uma doença de areas tropicais como é o caso do Brasil. A grande quatidade de casos registrados nos ultimos anos e devido principalmente a falta de prevenção.
Como previnir -se contra a dengue?
A melhor maneira de se previnir e eliminar os focos do mosquito transmissor.
*Manter a caixa d'água tampada com tampa propria e presa para evitar que seja retirada pelo vento.
*Deixa
r garrafas em engradados viradas para baixo e em local coberto.
* Retirar os pratinhos dos vasos de plantas ou enche-los com areia.
*Evitar de ter em casa plantas aquáticas.
*Em plantas como as bromelhas, que acumulam água nas folhas, deve-se usar uma solução de água sanitária que não faz mal nenhum para ela mais elimina qualquer possibilidade das larvas si desenvolverem.
*Não deixar pneus em locais aberto esposto a chuvas.
*Lavar os bebedouros dos animais frequentimente e trocar a agua diariamente, e bom pro seu animalzimho e pessimo pro mosquito.
*Limpar sempre as calhas de sua casa e apos qualquer chuva verificar si não ficou água empossada.
*Jogar todo e
qualquer possível deposito de água no lixo.
Faça sua parter qualquer sinal de foco da Dengue elimibi-o é bom pra você e pra todos que fazem parte do seu convivio.
Você sabia?
Denomina-se dengue a enfermidade causada por um arbovirus da família Flaviridae, gênero Flavivirus que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos.
A dengue é transmitida através da picada de uma fêmea contaminada do Aedes aegypti, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em m
édia) pode contaminar até 300 pessoas.
O mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada limpa. Embora na fase larval os insetos estejam na água, os ovos são depositados pela mãe na parede dos recipientes, aguardando a subida do nível da água para eclodirem.
Pesquisas recentes mostraram que o uso de borra de café nos locais de potencial proliferação de larvas é extremamente eficiente na aniquilação do mosquito.
São encontradas larvas do mosquito até em tampinhas de garrafas.
O Aedes aegypti
É popularmente conhecido como mosquito da dengue. Proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
O m
osquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicilio humano onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa. É considerado vetor de doenças graves como o dengue e a febre amarela e por isso mesmo o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.
O
Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia. O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
Como em quase todos os outros mosquitos, somente as fêmeas sugam sangue; os machos sugam apenas substâncias vegetais e açucaradas.

















Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog do Planeta.
Obrigado pela atenção dedicada.
Espero que tenham gostado do nosso conteúdo.
Fique a vontade para comentar.
Caso tenha problemas no comentário use o formulario logo abaixo.
Obrigado!
Cleisson

Referências e Tráfego
PageRank
Redes Sociais
Apoio

  © Planeta do Bem - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo